BrasilEconomia

Intenção de consumo das famílias cresce 1,3% em maio

[Foto: Ilustrativa]

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou um avanço de 1,3% em maio, descontados os efeitos sazonais. Este é o segundo aumento consecutivo do índice, conforme dados divulgados nesta terça-feira (21/05) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O indicador subiu em todos os componentes, alcançando 102,9 pontos, mantendo-se na zona de satisfação desde agosto do ano passado. Em comparação com maio de 2023, o crescimento foi de 6,4%.

O índice de satisfação com o acesso ao crédito aumentou 2,2% no mês, beneficiado pelas sucessivas reduções na taxa Selic. Em maio, 31,4% dos entrevistados consideraram o acesso ao crédito mais fácil, o maior percentual desde abril de 2020.

A ICF cresceu em ambas as faixas de renda analisadas, com um aumento de 1,4% entre famílias com renda abaixo de dez salários mínimos e 0,7% entre aquelas com renda superior a dez salários mínimos. A satisfação com o acesso ao crédito foi mais acentuada entre os consumidores de menor renda, com alta de 2,3%.

Segundo José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, a melhora nas condições de crédito está beneficiando especialmente as famílias de menor renda, contribuindo para a redução da inadimplência entre os mais pobres, o que facilita a concessão de crédito por parte das instituições financeiras.

“A melhora do crédito é percebida por todos os consumidores, mas as famílias com renda menor estão conseguindo se beneficiar mais das melhores condições de pagamento”, afirmou o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.

O economista-chefe da CNC, Felipe Tavares, destacou que a queda na taxa média de juros desde outubro de 2023 aumentou a confiança dos consumidores para a compra de bens duráveis. No comparativo anual, o indicador para a compra desses produtos subiu 18,1%, embora o aumento mensal tenha sido de apenas 0,9%.

O consumo também foi influenciado positivamente pelo mercado de trabalho, que cresceu 1,6% no primeiro trimestre de 2024, superando o aumento de 1,2% no emprego formal no mesmo período de 2023. A satisfação com o emprego atual e a perspectiva profissional avançaram pelo segundo mês consecutivo, com altas de 1,2% e 1,1%, respectivamente.

Com o mercado de trabalho aquecido e melhores condições de crédito, as famílias avaliaram positivamente o nível de consumo atual, que foi o segundo indicador com maior crescimento em maio (alta de 1,5%). A perspectiva de consumo também melhorou, com um aumento de 1,1% no mês e 3,8% no ano, superando a taxa registrada em abril.

*Com informações de CNC

error: Não é possível copiar.