EducaçãoRio de Janeiro

Arena Carioca 3 será escola de tempo integral, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca

[Foto: Ricardo Stuckert / PR]

Na manhã desta quarta-feira, 7 de fevereiro, a antiga promessa de legado dos Jogos Olímpicos se concretizou com a inauguração da Arena Carioca 3 como Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Arena Carioca 3, que já foi palco de conquistas olímpicas no taekwondo e judô paralímpico durante os Jogos Rio 2016, agora se transforma em uma escola de tempo integral para mais de mil estudantes. O GEO Isabel Salgado é composto por 24 salas de aula, uma unidade de alimentação e nutrição, salas multiuso, área de circulação e instalações esportivas, incluindo duas quadras e espaços para judô, lutas, tênis de mesa e ginástica.

O local foi rebatizado em homenagem a Maria Isabel Salgado, destacada atleta do vôlei feminino brasileiro, que defendeu o Brasil nas Olimpíadas de 1980 e 1984, além de se destacar no vôlei de praia.

A inauguração teve a presença de renomados atletas brasileiros, como Clodoaldo Silva (natação paralímpica) e Paula Pequeno (vôlei feminino). Maria Clara Salgado, filha de Isabel Salgado e também atleta de vôlei, participou do evento, destacando a importância da educação, esporte e cultura unidos.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ressaltou o ineditismo da transformação de uma instalação olímpica em instituição de ensino. A Arena Carioca 2 também está prevista para ser transformada no Campus Parque Olímpico/Cidade de Deus do Instituto Federal (IFRJ), beneficiando até 1.400 alunos. A iniciativa marca a continuidade da expansão dos institutos federais no país, com um investimento de R$ 15 milhões do Novo PAC para a construção do campus, previsto para ser concluído em 2025. O campus oferecerá cursos nas áreas de Ambiente e Saúde, além de Controle e Processos Industriais.

Com informações da Comunicação do Palácio do Planalto.

error: Não é possível copiar.