EsporteEventos, Lazer e TurismoRio de Janeiro

Araruama inaugura Estádio Municipal Rei Pelé

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Aline / GE]

A cidade de Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, inaugurou neste sábado (28/12) o Estádio Municipal Rei Pelé. A cerimônia contou com a presença de autoridades, ex-jogadores e moradores, celebrando a conclusão do projeto que homenageia Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, ícone do futebol mundial.

Segundo a Prefeitura de Araruama, o estádio possui uma área total de 10.437 metros quadrados, com campo oficial de 105 por 65 metros, arquibancadas com 2.685 assentos, ala médica, vestiários, copa, salas de banheiras e massagem, 7 camarotes e 7 salas destinadas à imprensa.

No local também foi inaugurada uma estátua de Pelé, que segundo a Prefeitura de Araruama, é a maior construída no mundo. Com 3 metros de altura, pesando 400 kg e banhada em bronze, a escultura é uma obra do artista Rodrigo Pedrosa, que levou seis meses para finalizar o monumento. A estátua retrata o ex-jogador no momento icônico em que chutava a bola para marcar seu milésimo gol, ocorrido em 19 de novembro de 1969, no Maracanã, durante uma partida entre Santos e Vasco.

A prefeita Livia Soares Bello da Silva, conhecida como Lívia de Chiquinho, afirmou que o nome de Pelé foi escolhido para o estádio como forma de inspirar as crianças, destacando a trajetória exemplar do jogador e sua contribuição ao futebol brasileiro.

“Nós colocamos o nome do Rei Pelé no estádio justamente para servir de exemplo e inspiração para nossas crianças, pois ele, sim, é o Rei. Ele representou o nosso país com maestria: são mais de mil gols, é um exemplo de profissional no futebol. É por isso que escolhemos esse nome com muito orgulho, para que nossas crianças possam seguir esse exemplo”, disse a prefeita.

A solenidade contou com a participação de ex-jogadores, como Túlio Maravilha, Jairzinho, Brito, Jorge Luís Andrade e Rondinelli, além de Janaína Ventura, filha de Jairzinho.


Projeto Milésimo Gol Rei Pelé


Desde 2023, o município desenvolve o Projeto Milésimo Gol Rei Pelé, que oferece treinamentos e peneiras nas escolas municipais para identificar e desenvolver talentos no futebol. Atualmente, 700 crianças e adolescentes participam das atividades, realizadas no contraturno escolar.

Para participar do programa e treinar no Estádio Rei Pelé, os estudantes precisam manter um desempenho acadêmico com nota mínima de 6,0. Segundo a prefeita, o projeto visa formar futuros profissionais do esporte e transformar Araruama em um polo de revelação de talentos.

“Eles estão fazendo os treinamentos nas escolas, vão passar por uma peneira, e aqueles alunos que tiverem aptidão e habilidades futebolísticas serão encaminhados para o Estádio Municipal Rei Pelé. Aqui, eles vão receber todo o treinamento profissional”, explicou Livia de Chiquinho.

A prefeita também destacou que o investimento no esporte em Araruama busca ser um exemplo e oferecer às crianças oportunidades de um futuro promissor, enxergando o futebol não apenas como atividade física, mas como um caminho profissional.

“Fizemos tudo com muito carinho para que Araruama seja exemplo. Esse é o nosso objetivo: queremos ver as crianças com um futuro brilhante, porque em Araruama nós não temos o esporte apenas como uma atividade física; nós vemos o esporte, nós vemos o futebol como uma oportunidade profissional. É por isso que nós estamos investindo”, disse.

Pelé


Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é uma personalidade reconhecida no esporte. Nascido em 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, Pelé se tornou uma lenda do futebol, conquistando títulos e corações ao redor do mundo. Filho de João Ramos do Nascimento, ex-jogador de futebol conhecido como Dondinho, e Celeste Arantes do Nascimento, Pelé carregava no sangue a paixão pelo esporte.

Mudou-se para Bauru, São Paulo, ainda muito jovem, com sua família. Foi nessa cidade que começou a trilhar seus primeiros passos no futebol, jogando com os amigos pelas ruas e se destacando pela habilidade. Desde pequeno, era chamado de Dico pela família e de Edson pelos amigos, mas foi durante suas partidas que surgiu o apelido que o acompanharia por toda a vida: Pelé. O nome veio de uma brincadeira entre amigos, ao tentar imitar o nome do goleiro José Lino da Conceição Faustino, o Bilé, jogador do time do pai de Pelé. Inicialmente, Edson não gostou do apelido, mas ele logo se consolidou, tornando-se uma marca registrada do futuro Rei do Futebol.

Sua trajetória inclui três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970) e uma infinidade de recordes que o consolidaram como um dos maiores atletas de todos os tempos. Ele faleceu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, deixando um legado que será lembrado por gerações. Sua história é um verdadeiro reflexo de perseverança, talento e amor ao futebol.

Pelé faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, por falência múltiplas de órgãos, segundo divulgou o Hospital Albert Einstein, localizado na zona sul da capital paulista.

error: Não é possível copiar.