Após notícias de gastos indevidos de ex-estagiário com cartão do Conselho, CREA/DF emite nota
Após veículos de imprensa noticiarem caso de ex-estagiário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA/DF) que teria efetuado uso indevido de cartão de pagamento da instituição em pagamento de viagens, bebidas e compras diversas, a instituição divulgou a nota de posicionamento abaixo integralmente reproduzida.
Nas notícias veiculadas por outros veículos, era citado o uso de “cartão corporativo” do conselho pelo ex-estagiário, mas a nota corrige essa informação afirmando tratar-se de “cartão de pagamento” e não “cartão corporativo”, além de apresentar outras informações sobre o caso.
Em razão das notícias veiculadas por diversos meios de comunicação sobre os fatos ocorridos no Crea-DF, vinculados a atuação de ex-estagiário do Conselho, esclarecemos que:
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal
1. Quanto ao uso indevido de cartão do Conselho, o Crea-DF não tem cartão corporativo, mas sim um cartão de pagamento (débito/crédito) de pequenas despesas e pequenos valores, mediante suprimento de fundos, para o pronto atendimento de despesas pontuais. Um destes cartões foi utilizado em compras indevidas na internet e o valor foi restituído tão logo a comunicação do Crea-DF ao Banco.
2. Infelizmente, estamos sujeitos a este tipo de comportamento e subtração. Entretanto, assim que foi identificada a ocorrência de fatos atípicos, imediatamente, foi instaurado processo administrativo interno para a apuração das ocorrências, com uma comissão de sindicância e o seu resultado foi levado a conhecimento da polícia para averiguação. O Crea-DF tomou todas as providências necessárias para solucionar o caso, sendo de sua autoria o pedido de abertura de ocorrência policial.
3. O Crea-DF não poderá se manifestar enquanto o processo de apuração na Polícia estiver em andamento, mas informa que está colaborando com as investigações da polícia, fornecendo todas informações e documentos necessários para a finalização do procedimento policial.
4. O Conselho compromete-se a informar aos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências – além de toda a sociedade – sobre os desdobramentos deste caso. Reforçamos o nosso comprometimento social, reiterando que todas as medidas administrativas e legais foram tomadas para solucionar o ocorrido.