BrasilSaúde

Anvisa aprova o uso emergencial de nova associação de anticorpos contra COVID-19

[Foto: Alissa Eckert, MS, Dan Higgins, MAM]

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial no tratamento contra COVID-19 da associação dos anticorpos monoclonais banlanivimabe e etesevimabe, que devem atuar no organismo identificando e neutralizando agentes invasores nocivos à saúde.

Segundo divulgado pela Anvisa, quando utilizados, banlanivimabe e etesevimabe deverão ser administrados simultaneamente, em dose única, “para o tratamento da Covid-19 nas formas leve a moderada, em adultos e crianças com 12 anos ou mais e que pesem pelo menos 40 quilos” que apresentam “alto risco de progressão da doença para a forma grave ou que possa levar à necessidade de internação”.

O tratamento não está indicado para pacientes que já estejam hospitalizados com Covid-19, que necessitem de oxigênio ou que necessitem de ventilação mecânica.

A autorização de uso emergencial somente permite o uso hospitalar. Não será possível adquirir o tratamento em farmácias.

Eficácia e segurança do tratamento:

O estudo clínico que atestou a eficácia do medicamento indicou uma redução de 70% nos índices de hospitalização relacionada à Covid-19 e de óbitos.

Por se tratar e aprovação de uso emergencial e não definitiva, a segurança e eficácia do tratamento continuará a ser avaliada.

Foram observadas reações graves na administração de banlanivimabe, que compõe o tratamento, então deverá ser incluída na bula do medicamento a seguinte observação: “Monitore clinicamente os pacientes durante a administração e observe os pacientes por pelo menos uma hora após a conclusão da infusão”

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.