BrasilSaúde

Anvisa aprova atualização das vacinas Spikevax e Comirnaty contra covid-19

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / GE]

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) anunciou nesta sexta-feira (22/11) a aprovação da atualização na composição das vacinas Spikevax, da farmacêutica Adium, e Comirnaty, da Pfizer. Ambas são amplamente utilizadas no Brasil para prevenir a covid-19.

A alteração consiste na substituição da cepa usada na fabricação dos imunizantes, adequando-os às variantes mais recentes do vírus. Essa medida atende às normas publicadas pela própria Anvisa, que determinam a atualização periódica das vacinas para conter cepas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a agência, o procedimento é semelhante ao adotado para a vacina contra a influenza.

Em comunicado, a ANVISA destacou a relevância do monitoramento constante realizado pela OMS. “Sua última recomendação foi publicada em 26 de abril deste ano, quando informou sobre a necessidade de atualização dos imunizantes para a cepa JN.1.”

Atualmente, o Brasil conta com três vacinas monovalentes aprovadas para a prevenção da covid-19. No entanto, somente a Spikevax e a Comirnaty solicitaram a atualização à Anvisa. Em setembro deste ano, a a Agência “priorizou a análise dos dados e provas apresentados pelas empresas, por se tratar de imunizantes previstos no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, conforme prevê a RDC 204/2017.”, informou.

A indicação das vacinas Spikevax e Comirnaty permanece a mesma: ambas podem ser administradas em indivíduos a partir de 6 meses de idade. O esquema de doses varia conforme a faixa etária e o histórico de vacinação de cada paciente.

*Com informações de ANVISA

error: Não é possível copiar.