Anatel investiga envio de falsos alertas de terremoto no Sudeste
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu, nesta sexta-feira (14), um processo administrativo para investigar o envio de falsos alertas de terremoto a moradores de diversas regiões dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Os alertas foram enviados pelo Sistema de Alertas de Terremoto do Google, integrado ao sistema operacional Android. A empresa reconheceu o erro e pediu desculpas pelo ocorrido.
Entenda o caso
Por volta das 2h20 da madrugada desta sexta-feira, diversos usuários do Android receberam mensagens alertando para as possíveis consequências de um suposto tremor no litoral da Região Sudeste, localizado cerca de 55 km da costa, na altura de Ubatuba (SP).
Rapidamente, a Defesa Civil de São Paulo, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, desmentiram qualquer ocorrência sísmica relevante.
Apesar disso, os alertas causaram apreensão em muitas pessoas.
Investigação da Anatel
Em nota oficial, a Anatel informou que está avaliando os mecanismos de geração e disseminação desses alertas para compreender como foram enviados via redes de telecomunicações.
A agência destacou que as mensagens foram disparadas diretamente pelo Google para dispositivos Android e que, caso alguma irregularidade seja constatada, tomará as medidas cabíveis para evitar novos episódios. A agência também ressaltou que essas mensagens não se confundem com os alertas oficiais emitidos pelo Defesa Civil Alerta, sistema nacional utilizado para avisar a população sobre desastres naturais.
Posicionamento do Google
A Google confirmou, em nota, que seu sistema de alertas de terremotos detectou sinais errôneos e emitiu as mensagens indevidamente.
“Nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas”, afirmou a empresa.
Com informações da Agência Brasil.