EducaçãoRio de Janeiro

Alunos do 5º ano da rede municipal de Niterói terão formação em cidadania, ética e responsabilidade

[Foto: Richard Souza / AEF]

Alunos do 5º ano das escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, receberão uma formação em cidadania, ética e responsabilidade ao longo do ano letivo de 2024. O anúncio foi feito durante o encontro do Fórum de Diretores, realizado nesta quinta-feira (25/04) na sede da Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa será possível graças à adesão do município ao Programa Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT), uma parceria entre a Controladoria Geral da União (CGU) e o Instituto Maurício de Sousa. O principal objetivo é engajar os alunos em diversos temas, como ética, responsabilidade, autoestima, inclusão, bullying e respeito à diversidade.

Segundo informações da Prefeitura de Niterói, o material didático destinado aos estudantes será disponibilizado em formato físico e digital, utilizando uma metodologia que combina informação e sensibilização para alcançar os objetivos propostos. Vídeos, histórias em quadrinhos e jogos fazem parte dessa estratégia, podendo ser utilizados em sala de aula, na biblioteca e em outros espaços das escolas através da plataforma AVAMEC.

O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, enfatizou a importância da escola como um ambiente fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e da participação cidadã dos alunos. Ele enfatizou que essa parceria com a CGU ampliará o debate sobre temas relevantes, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes em uma sociedade mais justa e igualitária.

“A escola é um espaço fundamental para a construção do pensamento crítico e por isso temos estimulado a participação cidadã dos nossos alunos. Essa parceria com a CGU vai ampliar o debate de temas importantes, além de contribuir para a formação da cidadania e de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Bira Marques. 

O Coordenador do Núcleo de Ação e Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da CGU, Lidiêmio Lima, destacou que o programa já está sendo utilizado por diversas redes estaduais e municipais, além de escolas que procuraram diretamente a iniciativa.

“O programa tem sido utilizado por diversas redes estaduais, municipais, e até mesmo por escolas que nos procuram diretamente. O retorno que temos dos professores é bastante positivo, com relatos de turmas onde os alunos passaram a ser mais solidários e preocupados com os direitos uns dos outros”, completou Lidiêmio Lima.

*Com informações de Prefeitura de Niterói

error: Não é possível copiar.