Pix no Chile | Foto: Divulgação / PagBrasil
[Foto: Divulgação / PagBrasil]
A PagBrasil, empresa brasileira de tecnologia de pagamentos e pioneira na expansão internacional do Pix, anunciou uma parceria com a Liquid Group, fintech de Singapura especializada em soluções interoperáveis de pagamento via QR code. O acordo permitirá que usuários das carteiras digitais da Liquid Group — e de suas parceiras em toda a Ásia — realizem pagamentos via Pix no Brasil e em outros países que já adotam o sistema.
A integração é viabilizada pelas soluções Pix Roaming e Pix Internacional, desenvolvidas pela PagBrasil, que estendem o alcance do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil para fora do território nacional. Atualmente, o Pix já pode ser utilizado em destinos como Uruguai, Argentina, Chile, Peru, México, Espanha, Portugal e, mais recentemente, Estados Unidos.
A Liquid Group utiliza essas tecnologias por meio da solução RoamQR™, que conecta diferentes sistemas de pagamento e carteiras digitais ao redor do mundo, permitindo transações internacionais instantâneas e seguras via QR code. Com isso, viajantes asiáticos poderão usar o Pix em estabelecimentos compatíveis nos países participantes.
O CEO e cofundador da PagBrasil, Ralf Germer, afirmou que a parceria reforça “o potencial global do Pix”, destacando que a integração com a rede RoamQR™ permitirá que mais viajantes internacionais experimentem “a conveniência e a velocidade” do sistema. Já o CEO da Liquid Group, Jeremy Tan, afirmou que a inclusão do Brasil à rede representa um avanço rumo a um ecossistema de pagamentos verdadeiramente interoperável, proporcionando “experiências de pagamento sem atrito” aos usuários.
Segundo dados da PagBrasil, o Pix Internacional registrou aumento de 53,3% no volume de transações entre janeiro e setembro de 2025, enquanto o Pix Roaming cresceu 1.684,5% no mesmo período. No acumulado de 12 meses, ambas as operações avançaram 159,6%.
Crescimento impulsionado pelo turismo e pela Copa de 2026
O anúncio ocorre em um momento de expansão do turismo no Brasil. De acordo com a Embratur, mais de 7 milhões de visitantes internacionais entraram no país entre janeiro e setembro deste ano, um recorde histórico. A PagBrasil também prevê crescimento da adoção do Pix nos Estados Unidos, impulsionado pela Copa do Mundo FIFA 2026. A empresa aposta na ampliação do uso do Pix por comerciantes norte-americanos, movimento reforçado pela parceria com a Verifone, referência global em tecnologia de pagamento.
A fintech também vê potencial para que o Pix Roaming conecte ainda mais usuários estrangeiros ao sistema brasileiro, facilitando pagamentos durante grandes eventos internacionais.
Autorização para operar no mercado de câmbio
Além da nova parceria, a PagBrasil recebeu autorização do Banco Central para atuar no mercado de câmbio, habilitando-se a realizar transferências internacionais diretamente. A decisão, publicada pelo Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) no Diário Oficial da União em outubro, soma-se à licença já existente como Instituição de Pagamento.