
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
O inverno de 2025 na cidade do Rio de Janeiro está entre os mais frios dos últimos 18 anos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A análise, apresentada pela meteorologista da Climatempo, Hana Silveira, considerou medições das estações meteorológicas da Vila Militar e de Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade, entre os dias 20 de junho e 12 de agosto.
Durante esse período, a temperatura máxima média alcançou 26 °C, valor semelhante ao registrado em 2021 e 2017, quando as máximas médias foram 26,1 °C e 26,4 °C, respectivamente. Dos 53 dias analisados, 24 apresentaram temperaturas máximas de até 25 °C, enquanto apenas 8 dias ultrapassaram os 30 °C.
Ainda de acordo com os dados, o inverno de 2025 se diferencia do mesmo período em 2024, quando houve 22 dias com temperaturas acima de 30 °C, caracterizando o ano passado como o mais quente desde 2007. A ausência do fenômeno El Niño é apontado como principal contribuidor para o cenário atual, permitindo maior entrada de massas de ar frio e a ocorrência de ondas de frio.
A meteorologista explica que”O inverno termina no dia 22 de setembro às 15h19, e até lá ainda teremos alguns dias frios, mas nessa reta final as temperaturas tendem a ficar mais elevadas, já que com o aumento gradual da incidência de radiação solar, as temperaturas tendem a ficar um pouco mais quentes, preparando o caminho para a primavera.”
*Com informações de Climatempo