Concurso Nacional Unificado: Cargo do IBGE é o mais concorrido
[Foto: Ilustrativa / LensGo]
O Ministério da Gestão e Inovação divulgou na segunda-feira (19/08), as relações de candidato por vaga no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), realizado no domingo (18/08), em 228 cidades espalhadas pelos 26 estados do Brasil e o Distrito Federal. O certame ofereceu 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais, atraindo mais de dois milhões de candidatos.
De acordo com os dados, o cargo mais concorrido foi o de Engenheiro Civil para Analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 28.534 inscritos para uma única vaga. Segundo Marcio Pochmann, presidente do IBGE, o alto número de inscritos reflete “o quanto o IBGE tem credibilidade junto a população brasileira, representado pelo interesse de muitos poderem participar do contínuo trabalho de melhor retratar a realidade do país e colaborar com a governança dos dados da nação”.
No total, o IBGE ofereceu 895 vagas em sete dos oito blocos temáticos do concurso. Para candidatos de nível superior, as vagas foram distribuídas da seguinte forma: 133 no Bloco 1 (Infraestrutura, Exatas e Engenharias); 122 no Bloco 2 (Tecnologia, Dados e Informação); 29 no Bloco 3 (Ambiental, Agrário e Biológicas); 4 no Bloco 5 (Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos); 32 no Bloco 6 (Setores Econômicos e Regulação); e 275 no Bloco 7 (Gestão Governamental e Administração Pública). O Bloco 8, destinado ao nível médio, contou com 300 vagas, distribuídas regionalmente.
*Com informações de IBGE