Receita Federal paga nesta sexta-feira (31) o maior lote de restituição do IR da história
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AN]
A Receita Federal inicia nesta sexta-feira (31/05) o pagamento do primeiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2024. O lote histórico contempla 5,6 milhões de contribuintes, incluindo todos os residentes do Rio Grande do Sul com direito a receber, e totaliza um desembolso de R$ 9,5 bilhões.
O valor será creditado ao longo do dia diretamente na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. O foco deste lote são contribuintes com prioridade, como os gaúchos afetados pelas enchentes deste ano, idosos e profissionais do magistério.
Entre os beneficiados, 2.595.933 são idosos entre 60 e 79 anos, 1.105.772 são profissionais do magistério, 886.260 são contribuintes do Rio Grande do Sul, 787.747 informaram chave Pix do tipo CPF e usaram a declaração pré-preenchida, 258.877 são idosos acima de 80 anos e 162.902 possuem alguma deficiência ou doença grave.
Para verificar se está incluído neste lote, o contribuinte pode consultar a página da Receita Federal na internet ou utilizar o aplicativo da Receita Federal. Caso a restituição não seja depositada na conta indicada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano.
Se o contribuinte não resgatar o valor após um ano, deverá solicitar a restituição através do Portal e-CAC. No portal, é necessário acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.