BrasilReligiãoRio de Janeiro

A tradição da confecção dos Tapetes de Sal de Corpus Christi

[Foto: Richard Souza / GE]

Na noite que antecede o feriado de Corpus Christi, voluntários começam a preparação dos tradicionais tapetes de sal que transformam o asfalto em tela para verdadeiras obras de arte sacras e servem de caminho para a procissão, que ocorre no final do dia de Corpus Christi. Essa manifestação artística e religiosa, que enfeita as ruas por onde passará a procissão, é composta por belos desenhos feitos de sal colorido, retratando símbolos da fé católica.

A Confecção dos Tapetes

Os tapetes de sal são confeccionados por voluntários de todas as idades, que dedicam seu tempo e esforço para criar essas obras de arte efêmeras. O processo começa com a delimitação do espaço e a colocação do sal, que depois é tingido com corantes e disposto em formas e figuras que remetem à fé e à religiosidade.

A jornalista Aline, da Gazeta Expressa, entrevistou alguns desses artistas que normalmente permanecem no anonimato, revelando as motivações e sentimentos que os levam a participar dessa tradição.

Entrevistas com os Voluntários

Vilma Oliveira, uma das voluntárias, destacou a importância espiritual da atividade: “Estamos aqui preparando esse tapete para Jesus passar. Nossa fé católica é muito viva, e nesse dia Jesus vem abençoando e derramando graça sobre toda a nossa comunidade. Cada pessoa que está aqui faz isso com muito amor e carinho para que Jesus passe e derrame graças e bênçãos sobre todos nós” comentou Vilma.

Questionada sobre a motivação para acordar cedo e se envolver na confecção, Vilma resumiu: “É amor. O amor derramado na Cruz hoje se concretiza no coração de cada pessoa que está aqui.”

Neide Teles também compartilhou seu ponto de vista, enfatizando a devoção e a busca pela perfeição: “A gente faz o melhor para Deus. Não somos profissionais, mas tentamos buscar a perfeição, com carinho e amor, para concluir nossa fé ao passar pela procissão junto com a comunidade.”

Para Andréia Abreu, a motivação principal é a fé: “A tradição de Corpus Christi é uma demonstração de fé.”

Flávio Bragança complementou: “O motivo é servir a Deus. Não há nada melhor do que entregar nossa vida ao Senhor e fazer a sua vontade.”

A Primeira Experiência

Jorge Cláudio Junior, participando pela primeira vez, descreveu a experiência como gratificante: “Acho legal ver todo mundo reunido em prol de um objetivo comum. Chamei minha filha para participar e é bom ver que as pessoas ainda estão disponíveis para ajudar.”

A Tradição e a Paz

Leila Carvalho, que participa há 15 anos da confecção dos tapetes, explicou que este ano o grupo escolheu representar a pomba da paz e o Espírito Santo. “Fazemos isso com carinho e dedicação, transformando nossa fé em arte. Dá trabalho modelar cada detalhe, mas é feito de coração para o Senhor.”

Participação das crianças

Theo foi uma das crianças que participaram da confecção dos tapetes de sal. Entrevistado sobre sua experiência, o menino disse estar amando fazer o tapete de sal e garantiu que estará presente novamente no próximo ano.

Importância e Significado

Os tapetes de sal de Corpus Christi são mais do que simples decorações; eles simbolizam a fé, a união e a dedicação dos fiéis. Cada voluntário contribui com amor e devoção, criando um ambiente de comunhão e espiritualidade que enriquece a celebração religiosa.

Essa tradição, passada de geração em geração, continua a encantar e inspirar todos que participam e assistem à procissão. É uma demonstração tangível da fé e do espírito comunitário que permeia a celebração de Corpus Christi.

error: Não é possível copiar.