Agenda culturalCulturaLivros, eBooks e outras publicaçõesRio de Janeiro

Fundação Biblioteca Nacional lança série “Memória da Poesia Brasileira” na próxima segunda-feira

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa]

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), inaugura, na próxima segunda-feira (27/05), às 15h, a série mensal “Memória da Poesia Brasileira”, com o poeta Guilherme Zarvos como primeiro convidado. O evento é gratuito e será realizado no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da FBN (@fundacaobibliotecanacional).

Estrutura dos Eventos

Os eventos da série ocorrerão sempre na última segunda-feira de cada mês, e serão divididos em duas partes:

  1. Gravação Privada (13h): O(a) poeta convidado(a) recitará seus textos, que serão registrados em audiovisual.
  2. Depoimento Público (15h): O(a) poeta falará sobre sua trajetória pessoal e poética em um depoimento de aproximadamente duas horas.

Os registros sonoros serão convertidos em álbuns digitais de poesia, e os depoimentos transcritos e editados serão publicados em livro ao final de cada ano.

Objetivos e Curadoria

A iniciativa visa registrar e divulgar gratuitamente a poesia brasileira contemporânea, oferecendo ao público um acervo valioso. A curadoria e apresentação são realizadas pelo poeta e editor Sergio Cohn, responsável pela revista Poesia Sempre, da FBN. O entrevistador convidado para a estreia é o poeta Heyk Pimenta.

Futuras Participações

Entre os próximos convidados estão Nei Lopes, Claudia Roquette-Pinto e Leonardo Fróes, entre outros nomes de destaque na poesia brasileira.

Declaração do Presidente da FBN

“Esse projeto inaugura um tema precioso para a Biblioteca Nacional: um centro de memória da poesia brasileira, a partir das vozes de seus protagonistas, com a curadoria sensível e aberta de Sérgio Cohn, poeta e editor da revista Poesia Sempre. Guardar não apenas as biografias, mas a partitura fundamental, subjetiva, intransferível, de como cada poeta lida com seu próprio texto”, afirma o presidente da FBN, Marco Lucchesi.

Serviço

Memória da Poesia Brasileira: Guilherme Zarvos

  • Data: 27/05/24
  • Horário: 15h
  • Local: Auditório Machado de Assis, sede da Biblioteca Nacional, Centro, Rio de Janeiro
  • Transmissão ao vivo: Canal do YouTube da FBN (@fundacaobibliotecanacional)

Com informações da Assessoria de Comunicação da FBN.

error: Não é possível copiar.