Idosos do Abrigo Cristo Redentor assistem espetáculo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
[Foto: Gil Soares / SEDSODH]
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) do estado do Rio de Janeiro levou 11 idosos do Abrigo Cristo Redentor para uma visita ao Theatro Municipal do Rio, onde puderam assistir ao espetáculo de ballet Macunaíma. O passeio ocorreu no sábado (17/06), sendo uma iniciativa resultado de uma parceria entre a SEDSODH e o Theatro Municipal, que cedeu os ingressos de cortesia. O projeto tem como objetivo proporcionar qualidade de vida aos idosos residentes do abrigo.
Segundo a Secretaria, a visita dos idosos ao teatro pode trazer inúmeros benefícios, como maior integração entre eles e aumento da autoestima, além de manter o intelecto sempre em atividade.
A seleção dos idosos que participaram do passeio foi baseada em critérios logísticos de locomoção e na manifestação de interesse em assistir à peça.
Gustavo Ferreira Lobo, de 77 anos e residente do Abrigo desde 2020, expressou sua expectativa em visitar o espaço na tarde do passeio: “Estou ansioso e animado! Quem é que não gosta de teatro? Eu conheço o Theatro Municipal, fui várias vezes, conheço muito. Mas depois da obra, depois da reforma, eu ainda não fui”.
Três dos onze idosos utilizam cadeiras de rodas e foram transportados até o Theatro Municipal em vans adaptadas da Secretaria. Durante todo o evento, os idosos foram acompanhados por quatro cuidadores do abrigo.
Macunaíma é considerada um clássico da literatura brasileira e sua versão impressa é estudada em escolas. O espetáculo assistido pelos idosos é uma produção multimídia baseada na obra de Mário de Andrade, símbolo do Modernismo brasileiro. A apresentação teve duração de aproximadamente uma hora e contou com uma equipe de 50 bailarinos. A maquiagem dos atores é inspirada nos pintores da história da Semana de Arte Moderna e suas respectivas cores.
O Ballet Macunaíma é desenvolvido pelo Corpo de Baile e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, e possui um ato e quatro quadros, tendo como cenário inicial a selva amazônica, na região do rio Uraricoera, a terra natal de Macunaíma, onde vivem os índios Tapanhumas.
Além desse passeio, a SEDSODH está viabilizando outras iniciativas semelhantes para outros espaços culturais. No final de julho, por exemplo, frequentadores do Hotel Acolhedor terão a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Theatro Municipal. A Secretaria também mencionou outras ações realizadas recentemente, como a festa junina no Abrigo Cristo Redentor em junho, a visita de crianças acolhidas pela FIA ao Maracanã em maio e a ida de refugiados assistidos pela SEDSODH ao Maracanã em abril.
A SEDSODH está desenvolvendo propostas de passeios culturais envolvendo diversas subsecretarias. Em agosto, está prevista uma semana de atividades culturais em comemoração ao aniversário do Abrigo Cristo Redentor.