EducaçãoRio de JaneiroSaúde

Unidades de Saúde e Educação são certificadas Unidades Amigas da Primeira Infância

[Foto: Edu Kapps / SMS / Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro]

Na cidade do Rio de Janeiro, 117 serviços municipais de Saúde e 11 de Educação Infantil receberam a certificação de Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI). Essa iniciativa, promovida pelo UNICEF em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, busca promover o desenvolvimento integral das crianças nos primeiros seis anos de vida. A certificação foi realizada em uma cerimônia na Cidade das Artes e contou com a presença de representantes do UNICEF, autoridades municipais e parceiros envolvidos no projeto.

A UAPI é um programa que está sendo implementado em seis capitais brasileiras, e a cerimônia no Rio de Janeiro marcou o início de uma série de eventos semelhantes que ocorrerão em outras cidades nos próximos dias. A certificação das unidades de saúde e educação infantil é o resultado de um processo de capacitação, fortalecimento do monitoramento e avaliação, e melhoria dos serviços oferecidos às gestantes, bebês e crianças nos primeiros anos de vida. O processo de implementação começou há 18 meses e envolveu a adesão de 234 unidades municipais de saúde, 12 unidades de educação e uma unidade de assistência social.

Durante a cerimônia, cada uma das unidades certificadas recebeu uma placa de reconhecimento que será fixada nas unidades. O engajamento da cidade do Rio de Janeiro nessa iniciativa foi destacado pelo UNICEF, que ressaltou a melhoria no monitoramento de indicadores e avanços concretos na garantia da vacinação, consultas de puericultura e promoção da saúde bucal das crianças pequenas.

Os critérios para a certificação variaram de acordo com as áreas de saúde e educação infantil. Na área da saúde, foram considerados indicadores como o número de consultas pré-natais realizadas, a realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, a taxa de aleitamento materno exclusivo, o índice de massa corporal adequado para a idade das crianças, a vacinação, entre outros. Na área de educação infantil, foram observados critérios relacionados ao planejamento institucional, experiências e linguagens oferecidas às crianças, promoção da saúde, cooperação com as famílias, acesso à matrícula e frequência, acompanhamento de casos de violência infantil e desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência.

Além disso, o programa UAPI contou com a participação da Secretaria de Assistência Social do município, que realizou um piloto no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Acari, na zona norte da cidade. A experiência piloto foi sistematizada ao longo dos meses e poderá ser ampliada para outras cidades.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.