EducaçãoRio de JaneiroSaúde

1º Encontro Municipal de Primeiros Socorros, Saúde e Segurança nas Escolas.

[Foto: Aline Souza / AN]

A Prefeitura Municipal de Araruama, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nessa segunda-feira (07/10) o 1º Encontro Municipal de Primeiros Socorros, Saúde e Segurança nas Escolas.

O evento foi realizado no Teatro Municipal de Araruama e contou com palestra de Richard, instrutor de cursos de primeiros socorros para professores e autor de livros neste segmento, como o Guia de Primeiros Socorros para Educadores, publicado em 2003, e o Manual de Primeiros Socorros na Escola, publicado em 2023.

O palestrante iniciou sua fala pela apresentação da Lei Nº 12.645, de 16 de maio de 2012, que institui o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, citando exemplos de ações de prevenção em seguida.

O segundo assunto abordado na palestra foi a Lei Nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Alguns casos de fatalidade em ambiente escolar, incluindo o do estudante Lucas Begalli, que dá nome à lei, foram apresentados e discutidas medidas de primeiros socorros aplicáveis em cada caso.

O engasgo e as medidas de primeiros socorros para esta emergência concluíram a palestra principal do evento.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.