Video registra cão sendo “puxado agressivamente” por funcionário da TSA (EUA), já retirado da função
[Foto: Reprodução de video / Twitter]
A Administração de Segurança de Transporte dos Estados Unidos (Transportation Security Administration – TSA) afastou um funcionário flagrado em um vídeo (reproduzido no final dessa matéria) “puxando agressivamente” um cão durante o trabalho no terminal do Aeroporto Metropolitano de Detroit.
Em comunicado oficial, a TSA afirmou que o comportamento exibido pelo manuseador do cão é inaceitável e não está de acordo com os altos padrões que a agência espera de seus funcionários.
A TSA informou que está investigando o incidente e tomará as medidas necessárias para garantir que seus funcionários sejam treinados adequadamente e tratem os animais com respeito e cuidado.
Além de afastar o funcionário envolvido, a TSA também orientou que o cão fosse levado imediatamente a um veterinário para avaliação de sua saúde e bem-estar.
As imagens mostram o funcionário puxando agressivamente a guia do cão, efetuando mudanças abruptas de direção. A atitude do funcionário foi considerada inadequada.
O incidente gerou grande repercussão nas redes sociais, com muitas pessoas condenando a atitude do funcionário e exigindo medidas mais rigorosas para evitar casos semelhantes no futuro.
Consultada pela equipe do Gazeta Expressa sobre o ocorrido, a TSA respondeu com o envio da nota oficial a seguir.
Nota oficial da TSA sobre o ocorrido, em livre tradução para o português brasileiro:
O vídeo mostrando um manipulador canino de detecção de explosivos da TSA puxando agressivamente um cachorro trabalhando em um terminal do Aeroporto Metropolitano de Detroit (DTW) foi compartilhado com a liderança local na manhã de domingo.
Transportation Security Administration (TSA)
O comportamento exibido por esse manipulador é inaceitável e não está dentro dos altos padrões que consideramos nossos funcionários.
Os funcionários da TSA na DTW retiraram o funcionário das funções de manuseio até a conclusão de uma investigação e orientaram que o canino fosse levado imediatamente a um veterinário para um exame de bem-estar.
Nota oficial da TSA sobre o ocorrido, original, em inglês:
Video showing a TSA explosive detection canine handler aggressively pulling a dog working in a Detroit Metropolitan Airport (DTW) terminal was shared with local leadership Sunday morning.
Transportation Security Administration (TSA)
The behavior displayed by this handler is unacceptable and not within the high standards we hold our officers to.
TSA officials at DTW have removed the employee from handling duties pending completion of an investigation, and directed that the canine be taken immediately to a veterinarian for a wellness exam.