Vacinação contra a gripe atinge mais de 23 mil pessoas em abrigos no RS
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AEF]
Como parte da estratégia de prevenção ao vírus da gripe (influenza), a Secretaria da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul informou, nesta sexta-feira (31/05), que 23.206 pessoas já foram vacinadas contra o vírus, desde 16 de maio em 700 abrigos espalhados por 82 municípios. A ação visa proteger os indivíduos afetados pelas enchentes de maio, que já pertenciam aos grupos prioritários da campanha de vacinação iniciada em março.
A imunização nos abrigos busca prevenir complicações de saúde relacionadas à influenza, especialmente devido às condições de aglomeração e pouca circulação de ar, que aumentam o risco de doenças respiratórias graves, potencialmente fatais.
A Defesa Civil relatou que, até 31 de maio, 39.595 pessoas desalojadas pelas enchentes permanecem em abrigos no estado. A campanha nacional de vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul começou em março para grupos prioritários e foi ampliada em maio para toda a população, utilizando doses remanescentes. Até agora, 42% do público prioritário foi vacinado, com mais de 2,2 milhões de doses aplicadas.
Ampliação da vacinação
O Ministério da Saúde anunciou, no ínicio de maio, uma ampliação na Campanha de Vacinação contra a Gripe, agora disponível para todas as pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a vigorar assim que os estados e municípios receberem a comunicação oficial do ministério.
O comunicado foi feito pela ministra Nísia Trindade em sua conta oficial no X (antigo Twitter) na terça-feira (30/04). De acordo com a ministra, essa decisão foi tomada em resposta ao crescente número de casos de influenza no país.
A ministra informou ainda que “dependendo do estoque de vacinas e da situação dos casos em cada localidade, poderá haver restrições pontuais para certas faixas etárias a fim de garantir a vacinação dos grupos prioritários, mas de forma excepcional.”
Embora a vacinação esteja disponível para todas as faixas etárias, os municípios terão flexibilidade para ajustar suas estratégias conforme o estoque disponível de vacinas. A medida visa garantir que a imunização seja distribuída de maneira eficiente e equitativa, priorizando os grupos mais vulneráveis à doença.
Campanha de Vacinação
A Campanha de vacinação contra a gripe teve início em 25 de março e segue até o dia 31 de maio. As doses aplicadas neste ano visam proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
O objetivo é buscar a proteção dos brasileiros antes do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este ano, a vacinação contra a influenza ocorrerá no primeiro semestre nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto o Norte começará a aplicação das doses apenas no segundo semestre, devido às particularidades climáticas da região.
*Com informações de Governo do estado do Rio Grande do Sul