BrasilSaúde

Vacina da Moderna contra Covid-19 deverá chegar à população em 15 dias

[Foto: Divulgação / Myke Sena / MS]

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (22/04), a aquisição de 12,5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela farmacêutica Moderna. Os imunizantes estão previstos para chegar à população brasileira nos próximos 15 dias, após a conclusão do contrato realizado na última sexta-feira (19/04). O processo de aquisição emergencial teve início em dezembro de 2023, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a versão mais recente da vacina.

De acordo informações da pasta, esta é a primeira vez que empresas farmacêuticas concorrem para fornecer vacinas contra a covid-19 ao Brasil. Até então, todas as aquisições eram realizadas em um ambiente sem concorrência, o que limitava as possibilidades de negociação. A competição entre as empresas possibilitou uma economia significativa de R$ 100 milhões, segundo o governo.

Doses em falta

No início deste mês a Prefeitura de Macaé, no estado do Rio de Janeiro informou a falta de doses da vacina contra a Covid-19 no munícipio, resultando na paralização das aplicações do imunizante na cidade.

Nós procuramos a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), que por meio de nota informou que houve uma redução nos volumes de doses da vacina Pfizer bivalente destinadas ao público adulto, enquanto as doses para o público pediátrico continuam sendo enviadas regularmente pelo Ministério da Saúde.

Ainda no início do mês, durante coletiva de imprensa na sede do Ministério da Saúde, em Brasília-DF, a

secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, abordou a escassez de doses do imunizante em todo o país.

Ethel explicou que o Ministério da Saúde está seguindo seus procedimentos habituais, como a realização de pregões. Segundo a secretária, duas empresas estavam envolvidas, o que exigiu a realização de um pregão para a compra das vacinas. Ela ainda afirmou que o contrato com a empresa vencedora do pregão deverá ser assinado ainda nesta semana e que o vencedor deverá entregar as doses na próxima semana.

“Nós acreditamos que o contrato deve ser assinado essa semana e a empresa vencedora, pelo contrato emergência, teria sete dias para entrega. Então, acho que na próxima semana a gente já deve ter a vacina, considerando esses ritos, que alguns nós não controlamos no processo de compra no serviço público”, completou a secretária no dia 09 de abril.

error: Não é possível copiar.