BrasilInternacional

Tensão no Oriente Médio: Brasil expressa preocupação com envio de drones e mísseis do Irã para Israel

O Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota na noite de sábado (13/04), expressando a “grave preocupação” do governo brasileiro com os relatos de drones e mísseis do Irã rumo a Israel. Segundo a nota, essa ação militar provocou alerta entre os países vizinhos e requer uma mobilização de esforços da comunidade internacional para evitar uma escalada no conflito.

O governo brasileiro orientou ainda que viagens não essenciais não sejam realizadas para o local e que todos que estejam no país sigam as orientações das embaixadas brasileiras

Confira a íntegra da nota oficial:

“O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria.

Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã.

O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.

O Governo brasileiro recomenda que não sejam realizadas viagens não essenciais à região e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.

O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado.

Situação

Segundo informações do Exército Israelense, o Irã lançou mísseis em direção a Israel, que foram interceptados pelo sistema de defesa aérea de Israel. Ainda de acordo com informações, mais de 200 “ameaças” foram lançadas.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã declarou que o ataque foi uma retaliação a um ataque israelense ao consulado iraniano em Damasco neste mês. Além disso, sistemas de defesa aérea dos Estados Unidos na região do Oriente Médio interceptaram alguns drones iranianos, conforme confirmado por dois oficiais americanos.

Estados Unidos

Ainda no sábado, o presidente americano Joe Biden, recebeu atualizações regulares sobre a situação por sua equipe de segurança nacional e está em constante comunicação com autoridades israelenses e outros parceiros e aliados. Biden reafirmou o compromisso dos EUA com a segurança de Israel, classificando o apoio como “inabalável”.

error: Não é possível copiar.