BrasilEconomia

Taxa de desocupação no Brasil cai para 7,5% no trimestre encerrado em abril de 2024

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa]

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (29/05), revelou que a taxa de desocupação no Brasil atingiu 7,5% no trimestre móvel encerrado em abril de 2024. O índice representa a menor taxa para o período desde 2014, quando o percentual era de 7,2%. Comparado ao mesmo trimestre de 2023, a desocupação caiu de 8,5% para 7,5%, mostrando uma tendência de redução contínua. A população desocupada, aqueles que estão em busca de trabalho, totalizou 8,2 milhões de pessoas, uma redução de 9,7% em relação ao ano anterior.

De acordo com Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, “a estabilização da desocupação, se deve, principalmente, à redução das perdas do comércio, que observamos no primeiro trimestre, e ao retorno da ocupação no segmento da educação básica pública no ensino fundamental”.

Para o IBGE, “a análise anual é favorável em relação ao patamar da taxa de desocupação que, no trimestre encerrado em abril de 2024, segue como a menor para esse trimestre móvel, desde abril de 2014. Isso revela a manutenção da tendência de redução desse indicador, que vem sendo observada desde 2023”.

A pesquisa também destaca o aumento da população ocupada, que chegou a 100,8 milhões de pessoas, um crescimento de 2,8% em comparação com o mesmo período de 2023. O número de trabalhadores com carteira assinada atingiu um recorde de 38,188 milhões, enquanto os trabalhadores sem carteira assinada somaram 13,5 milhões, também um recorde histórico.

O rendimento médio real dos trabalhadores no trimestre foi de R$ 3.151, com um aumento anual de 4,7%. A massa de rendimentos alcançou R$ 313,1 bilhões, o maior valor registrado na série histórica da pesquisa, refletindo a estabilidade nos rendimentos e o crescimento da população ocupada.

A PNAD Contínua monitora a força de trabalho no Brasil, abrangendo 211 mil domicílios e contando com cerca de dois mil entrevistadores em todo o país. A próxima divulgação da PNAD Contínua Mensal está marcada para acontecer em 28 de junho, referente ao trimestre encerrado em maio de 2024.

*Com informações de IBGE

error: Não é possível copiar.