InternacionalSaúdeUganda

Surto de Ebola em Uganda

[Foto: Divulgação / WHO]

As autoridades de saúde de Uganda declararam nesta terça-feira (20/09) um surto de Ebola após a confirmação de um caso do vírus ebola do Sudão no distrito de Mubende, na região central do país. 

O caso foi confirmado pelo Uganda Virus Research Institute ao testar uma amostra coletada de um homem de 24 anos, seguindo uma investigação da Equipe Nacional de Resposta Rápida sobre seis mortes suspeitas que ocorreram no distrito este mês. Atualmente, existem oito casos suspeitos que estão recebendo atendimento em uma unidade de saúde.

Foram sete surtos anteriores do vírus ebola do Sudão, com quatro ocorrendo em Uganda e três no Sudão. Uganda relatou pela última vez um surto de ebolavirus do Sudão em 2012. Em 2019, o país experimentou um surto de ebolavirus do Zaire. O vírus foi importado da vizinha República Democrática do Congo, que lutava contra uma grande epidemia em sua região nordeste.

A OMS está ajudando as autoridades de saúde de Uganda com a investigação e está enviando funcionários para a área afetada. A Organização despachou suprimentos para apoiar o atendimento dos pacientes e está enviando uma barraca que será usada para isolar os pacientes. 

O ebola é uma doença grave, muitas vezes fatal, que afeta humanos e outros primatas. Tem seis espécies diferentes, três das quais (Bundibugyo, Sudão e Zaire) já causaram grandes surtos anteriormente. 

As taxas de letalidade do vírus do Sudão variaram de 41% a 100% em surtos anteriores, muito superiores a taxa de letalidade da COVID-19, por exemplo.

O início precoce do tratamento de suporte demonstrou reduzir significativamente as mortes por Ebola.

Fonte: WHO

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.