Sobe para 75 número de mortes devido as chuvas no RS
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde a semana passada causaram impactos significativos, afetando mais de 780,7 mil pessoas, segundo informações da Defesa Civil divulgadas neste domingo (05/05). O número de óbitos já chega a 75, com mais seis ainda sob investigação, além de 155 pessoas feridas e 103 desaparecidas.
O cenário supera a última tragédia ambiental ocorrida em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida devido a um ciclone extratropical. Autoridades destacam que este é o pior desastre climático da história gaúcha.
As chuvas forçaram cerca de 95,7 mil pessoas a deixarem suas residências, entre desalojados e desabrigados. Dos 497 municípios do estado, 334 foram atingidos pelas fortes chuvas, representando 67,2% das cidades gaúchas.
A situação é agravada pela falta de energia elétrica, afetando mais de 420 mil pontos no estado, e pela escassez de água, com 839 mil residências (27%) sem abastecimento.
Além disso, as chuvas causaram danos e bloqueios em várias rodovias estaduais, com 113 trechos em 61 rodovias registrando bloqueios totais e parciais neste domingo (5).
Diante da gravidade da situação, uma comitiva liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, desembarcou na Base Aérea de Canoas (RS) no final da manhã de hoje. A comitiva também inclui 13 ministros, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin e a primeira-dama Janja Lula da Silva.