Senado aprova indicação de Cristiano Zanin Martins para o STF
[Foto: Geraldo Magela/Agência Senado]
O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), por uma ampla margem de votos, a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Com 58 votos a favor e 18 contrários, a votação secreta demonstrou o apoio significativo de parlamentares à indicação do profissional. O relator da indicação, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), conduziu o processo de avaliação da indicação, que agora seguirá para a comunicação oficial à Presidência da República.
Durante mais de oito horas, Cristiano Zanin Martins passou por uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Em sua defesa, o advogado enfatizou o respeito às leis, à democracia e ao estado democrático de direito. Zanin afirmou que seu compromisso sempre foi com a Constituição, garantias individuais, amplo direito de defesa e o devido processo legal. Segundo ele, existem apenas dois lados: o da legalidade e o da barbárie, representado pelo abuso de poder. O indicado demonstrou segurança e destacou sua experiência para julgar temas de grande impacto à sociedade.
Diversos senadores elogiaram a indicação de Lula e destacaram a carreira profissional de Zanin Martins. Entre os apoiadores estiveram os senadores Weverton (PDT-MA), Fabiano Contarato (PT-ES), Rogério Carvalho (PT-SE) e Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da CCJ. No entanto, alguns senadores manifestaram oposição à indicação, como Sérgio Moro (União-PR), Magno Malta (PL-ES) e Jaime Bagattoli (PL-RO), que comunicaram previamente seu voto contrário.
Com a aprovação no Senado, a indicação de Cristiano Zanin Martins para o STF avança para a próxima etapa, aguardando a comunicação à Presidência da República. A votação expressiva em favor do advogado reflete o amplo apoio parlamentar à sua nomeação e abre caminho para sua atuação como ministro no mais alto tribunal do país, onde julgará questões de relevância e impacto para a sociedade brasileira.
Com informações da Agência Senado.