Sefaz-RJ alerta sobre golpes no pagamento do IPVA 2025
[Foto: Ilustrativa / LensGo]
A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) alerta os proprietários de veículos sobre golpes envolvendo o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. A pasta tem recebido relatos de contribuintes sobre sites fraudulentos que simulam a identidade visual dos endereços oficiais da Fazenda e oferecem descontos superiores ao previsto pela legislação vigente, que é de 3% para pagamento em cota única.
A Sefaz-RJ reforça que o único meio seguro para emissão do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) é o hotsite oficial: ipva2025.fazenda.rj.gov.br. No portal, os contribuintes podem gerar a guia de pagamento informando o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e escolher entre a quitação em cota única ou em até três parcelas.
A Secretaria esclarece ainda que não envia documentos de pagamento nem faz contato por telefone, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens. A orientação é que os contribuintes digitem o endereço do hotsite diretamente no navegador, evitando acessar links em sites de busca que possam direcionar a páginas fraudulentas.
A novidade para este ano é a opção de pagamento por Pix. A Sefaz-RJ alerta que, antes de confirmar o pagamento, o contribuinte deve verificar se as informações no aplicativo do banco estão corretas: o CNPJ deve ser 42.498.675/0001-52, e o nome do favorecido, “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”.
Desde a liberação da emissão do DARJ, no último dia 8, já foram geradas mais de 3,2 milhões de guias e 700 mil pagamentos foram efetuados, sendo 57% por Pix, o que corresponde a cerca de 400 mil quitações.
No hotsite, há a opção de consulta do pagamento. Para isso, o contribuinte deve clicar na seção “Consulta Pagamentos” e informar o Renavam. Os pagamentos são processados e registrados no sistema até o dia útil seguinte. Caso o contribuinte suspeite de fraude ou tenha sido vítima de golpe, a orientação é registrar ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Os casos já reportados à Sefaz-RJ serão encaminhados à delegacia especializada para auxiliar nas investigações.
Atendimento
Dúvidas e denúncias podem ser encaminhadas aos canais de atendimento da Sefaz-RJ, pelo e-mail ipva.atendimento@fazenda.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 2334-2620, 2334-2629, 2334-4637, 2334-4440, 2334-2584 e 2334-4931.
Com informações da Comunicação do Governo do RJ.