
Nesta sexta-feira, 29 de agosto, está previsto para acontecer em Duque de Caxias um Sarau Literário protagonizado por estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Segundo divulgado pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), o evento deverá ter início às 10 horas e a expectativa é reunir aproximadamente 300 pessoas, entre alunos, professores e diretores da Diretoria Regional Metropolitana V.
De acordo com as informações fornecidas, a programação inclui mais de 30 atrações culturais, como peças teatrais, declamações de poemas, danças, exposições de trabalhos e oficinas. O evento, que será aberto à participação das famílias e da comunidade local, contará também com um espaço dedicado à leitura e está planejada a distribuição gratuita de livros aos presentes.
Entre as apresentações anunciadas, consta a peça teatral “Com quantos medos se aprende a voar”, que será interpretada por estudantes do Colégio Estadual Parada Angélica. A encenação seria inspirada na obra “Com quantas asas se faz um cachorro?”. Alunos do Colégio Estadual Padre Anchieta, por sua vez, devem realizar uma apresentação musical sobre a vida da cantora Clementina de Jesus, tema do livro “Quelé, a voz de da cor”.
Conforme a subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel Abreu, o evento é uma demonstração do trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido nas escolas. A superintendente pedagógica da Seeduc-RJ, Flavia Costa, informou que os saraus buscam levar a literatura para além dos muros da escola, envolvendo também as famílias e a população.
A iniciativa faz parte de uma série de saraus que estão sendo realizados em todas as Diretorias Regionais da Seeduc-RJ. Edições anteriores teriam ocorrido em cidades como Mesquita, São Gonçalo, Petrópolis, Niterói, Volta Redonda, entre outras, com um público total estimado em mais de 3,5 mil pessoas. Estão previstos ainda eventos futuros em Nova Iguaçu (14 de novembro), Campo Grande (17 de novembro) e no Parque Garota de Ipanema (25 de novembro), no Rio de Janeiro.
O Sarau Literário integra o Programa Educação do Amanhã, da Seeduc-RJ, que visa à recomposição das aprendizagens. No contexto do programa, os alunos da rede estadual receberam neste ano letivo, através da coleção Literatura a Vapor, do Grupo Eureka, obras como “Com quantas asas se faz um cachorro?”, “Vasto mundo”, “Gandhi – minha vida é minha mensagem”, “Vozes livres” e “Quelé, a voz da cor”.
É importante ressaltar que a programação divulgada pode estar sujeita a alterações.