Saquarema sediará a etapa sul-americana do Campeonato Mundial de Surfe World Surf League (WSL)
[Foto: Márcio Mercante / Governo do RJ]
A cidade de Saquarema, conhecida como o “Maracanã do Surfe”, receberá a etapa sul-americana do Campeonato Mundial da World Surf League (WSL), chamada Vivo Rio Pro. O evento, que acontecerá de 23 de junho a 01 de julho na praia de Itaúna, contará com a participação dos maiores surfistas do planeta e é realizado em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Esporte e Lazer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
A etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surfe, conhecida como Vivo Rio Pro, será sediada pela 5ª vez na cidade de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O evento, que acontecerá na praia de Itaúna, é reconhecido como a maior arena de campeonatos de surfe do mundo, contando com mais de 3 mil metros quadrados de área construída nas areias de Itaúna, incluindo os estandes dos patrocinadores.
Em coletiva realizada nesta quarta-feira (21/06), foram apresentadas as etapas da competição, que contará com a participação de nove brasileiros na luta pelo título. Além disso, os dois melhores atletas de cada país ao final do mundial garantirão vaga nas Olimpíadas da França em 2024, aumentando a importância e o prestígio do evento.
A janela de competição do Vivo Rio Pro abrirá no dia 23 de junho e vai até 1º de julho. A cada dia, a direção técnica da WSL analisará as condições do mar e as previsões para decidir se haverá competição e qual categoria entrará primeiro no mar.
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer estará presente no evento com um estande especial, apresentando a todos a Lei de Incentivo ao Esporte. O secretário Rafael Picciani destacou a relevância do Vivo Rio Pro para o desenvolvimento esportivo em Saquarema e ressaltou o impacto positivo de eventos internacionais como esse em todo o estado.
O presidente da WSL Latin America, Ivan Martinho, destacou o bom momento do surfe brasileiro e a expectativa para mais uma edição da etapa sul-americana em Saquarema. Ele afirmou que o Brasil é protagonista no cenário profissional de surfe, com seis títulos nos últimos oito anos na divisão principal, e que o Vivo Rio Pro 2023 será um sucesso e uma etapa de grande impacto na temporada.
Entre os homens, nomes como Felipe Toledo, João Chianca, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira estarão competindo para manter ou melhorar suas posições no ranking. No feminino, a brasileira Tatiana Weston-Webb é a única representante do país e buscará melhorar sua posição no ranking.
A etapa do Rio de Janeiro é uma das últimas oportunidades para os surfistas se classificarem para a etapa final do campeonato, que acontecerá na Califórnia, entre os dias 8 e 16 de setembro.