Rússia anuncia vacina contra o câncer com distribuição gratuita prevista para 2025
O governo russo revelou, nesta semana, o desenvolvimento de uma vacina contra o câncer, com distribuição gratuita planejada para o início de 2025. A novidade foi anunciada por meio de uma agência local de notícias que destacou os avanços na pesquisa e os resultados obtidos nos ensaios pré-clínicos.
O Centro Nacional de Pesquisa Médica, vinculado ao Ministério da Saúde da Rússia, informou que o projeto inclui duas abordagens distintas:
- Vacina Personalizada com Tecnologia mRNA
Inspirada na técnica utilizada para imunizantes contra a covid-19, a vacina personalizada é criada a partir da análise genética do tumor de cada paciente. “Com base na análise genética do tumor de cada paciente, uma vacina única é criada para ‘ensinar’ o sistema imunológico a reconhecer células cancerígenas - Enteromix: Ativação da Imunidade com Vírus Não-Patogênicos
Outra frente de pesquisa resultou na Enteromix, uma fórmula baseada em quatro vírus não-patogênicos. Esses agentes atuam destruindo células malignas enquanto estimulam o sistema imunológico a combater o tumor. Os ensaios clínicos e o recrutamento de pacientes para a primeira fase, deverão ocorrer ainda no final de 2024, início de 2025.
Segundo informou o Centro de Pesquisas Médicas da Rússia, os resultados “simbolizam a transição de métodos de tratamento tradicionais para soluções biotecnológicas avançadas”.
O Centro disse estar confiante “que as vacinas abrirão novos horizontes na luta contra o câncer e saçvarão milhares de vidas”.
*Com informações de Centro Nacional de Pesquisa Médica Radiológica do Ministério da Saúde da Federação Russa