PolíticaRio de Janeiro

Rodrigo Bacellar é o novo Presidente da ALERJ

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Richard Souza / Gazeta Expressa]

Os Deputados e Deputadas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), escolheram na tarde desta quinta-feira (02/02), o novo presidente que comandará os trabalhos da 13ª Legislatura pelos próximos dois anos. Os parlamentares também elegeram a Mesa Diretora da Casa.

A eleição, inicialmente, disputada por Rodrigo Bacellar (PL) e Jair Bittencourt (PL) levou a manifestação silênciosa de parlamentares durante a cerimômia de posse, na tarde de quarta-feira (01/02). Na ocasião, parlamentares assinaram o termo de posse usando um adesivo em apoio ao candidato Rodrigo Bacellar.

Ainda nesta quinta-feira (02/02), horas antes da eleição ser decidida no Plenário , o deputado Jair Bittencourt anunciou sua desistência de concorrer a presidência da Casa e declarou voto em Rodrigo Bacellar, alegando ter tomado a decisão pelo “bem do Rio” e em respeito ao Governador Cláudio Castro (PL).

O sistema de votação realizado de forma aberta, recebeu uma liminar impetrada pelo Deputado Fillipe Poubel e assinada pelo Desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, Presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), solicitando que a votação fosse realizada com voto secreto. Antes do início da votação, a Casa foi notificada que a liminar teria sido cassada, mas Carlos Minc (PSB), alegou que em respeito ao deputado Rodrigo Bacellar e aos demais parlamentares, a votação procederia de forma secreta a pedido do próprio Bacellar.

Considerando a desistência do deputado Jair Bittencourt, a votação foi iniciada com cédula de papel contendo escolha em SIM, NÃO ou ABSTENÇÃO para a chapa liderada pelo deputado Rodrigo Bacellar, mas enquanto os deputados depositavam seu voto, a eleição teve que ser paralisada assim que a Casa recebeu uma nova notificação, assinada pelo Minitro Luiz Felipe Salomão, Corregedor Nacional de Justiça, suspendendo a votação secreta. Os parlamentares concluiram, então, que a votação secreta que estavam realizando poderia ser considerada inconstitucional e iniciaram a votação aberta.

Rodrigo Bacellar foi eleito com 56 votos, sua candidatura tinha o apoio do Governado do estado, Cláudio Castro, já tendo sido, inclusive, secretário na administração anterior de Castro.

69 dos 70 parlamentares votaram. Abstenções somaram 13 votos.

O novo presidente da ALERJ trabalhará ao lado de:

  • 1º vice-presidente – Brazão (União Brasil);
  • 2º vice-presidente – Tia Jú (Republicanos);
  • 3º vice-Presidente – Zeidam (PT);
  • 4º vice-presidente – Célia Jordão (PL);
  • 1º secretário – Rosenverg Reis (MDB);
  • 2º secretário – Dr. Pedro Ricardo (PROS);
  • 3º secretário – Franciane Motta (União Brasil);
  • 4º secretário – Giovani Ratinho (SDD);
  • 1º vogal – Índia Armelau (PL);
  • 2º vogal – Doutor Deodalto (PL);
  • 3º vogal – Valdecy da Saúde (PL); e
  • 4º vogal – Renato Miranda (PL).

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.