Rio de Janeiro será sede do Black Travel Summit 2025
[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AN]
O Rio de Janeiro foi confirmado como a sede do Black Travel Summit 2025, evento internacional voltado para o desenvolvimento do afroturismo. O anúncio foi feito no último sábado (23/11), durante a edição de 2024 do evento, realizada em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, pela coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres.
O Black Travel Summit reúne profissionais e turistas interessados na promoção da cultura afro-brasileira e nas experiências turísticas que envolvem a herança africana. Em 2024, o evento está promovendo debates sobre a inclusão, a diversidade e o impacto do afroturismo em mercados emergentes, com o objetivo de estimular um turismo mais inclusivo e consciente.
Dados mais recentes da Embratur mostram que o Rio de Janeiro tem se consolidado como um destino de grande interesse para turistas internacionais. Entre janeiro e setembro de 2024, a cidade recebeu 1.075.879 visitantes estrangeiros, representando um aumento de quase 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses turistas são majoritariamente de Portugal, Estados Unidos e Espanha, e visitam o Rio para fins de lazer, o que torna o afroturismo uma estratégia promissora para atrair ainda mais visitantes.
Sobre o Black Travel Summit
Organizado pela Black Travel Alliance, uma associação que reúne criadores de conteúdo de viagens negros de todo o mundo, o Black Travel Summit tem como pilares os conceitos de “Aliança, Amplificação e Responsabilidade”. O evento é uma plataforma essencial para discutir a crescente importância do afroturismo e sua integração na indústria global de turismo, além de ser um ponto de encontro para fortalecer a inclusão e diversidade no setor.
*Com informações de Embratur