Rio de Janeiro inicia Campanha de Vacinação contra a Poliomielite
[Foto: Ilustrativa / Rodrigo Nunes / MS]
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro iniciará, na segunda-feira (27/05), a campanha de vacinação contra a poliomielite para crianças de um a quatro anos que estejam com o esquema básico em dia. A iniciativa, orientada pelo Ministério da Saúde, utiliza a vacina oral contra a paralisia infantil, com o objetivo de reduzir o risco de reintrodução da doença no país e aumentar a cobertura vacinal.
A meta, segundo a pasta, é vacinar 236 mil crianças, o que representa 95% da população alvo de 248 mil indivíduos. A vacina estará disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde da cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona diariamente das 8h às 22h, e do Super Centro Carioca de Vacinação no Park Shopping Campo Grande, que também abre todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.
Comprovante de vacinação
A campanha de vacinação contra a poliomielite segue até o dia 14 de junho. Os responsáveis devem levar a caderneta ou comprovante de vacinação ao levar as crianças aos postos, mesmo que as imunizações de rotina estejam em dia.
Segundo a secretaria, a vacina oral contra poliomielite não é indicada para pacientes imunodeprimidos dentro da faixa etária determinada, e menores de um ano de idade, que poderão receber a vacina inativada contra a doença.
Vacina contra a dengue
A Prefeitura do Rio iniciou, nesta quinta-feira (23/05), a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A imunização estará disponível nas 238 unidades de atenção primária da cidade a partir das 14h.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose deve ser aplicada em quem recebeu a primeira há três meses. A campanha, que iniciou em 23 de fevereiro, já administrou mais de 130 mil doses em todo país. O objetivo é que todos que tomaram a primeira dose completem o esquema vacinal.
Para receber a segunda dose, é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de vacinação. Crianças e adolescentes que já tiveram dengue devem aguardar seis meses desde o início dos sintomas para a primeira dose e 30 dias para a segunda dose após um quadro recente.
De acordo com a Prefeitura do Rio, contraindicações da vacina incluem alergias graves aos componentes da vacina, imunocomprometidos, HIV sintomático, gestantes e lactantes.
*Com informações de Secretaria Municipal de Saúde do Rio