PT aciona Conselho de Ética contra Dep. Eduardo Bolsonaro, após discussão em comissão com Dep. Marcon
[Pablo Valadares / Câmara dos Deputados]
Nesta quarta-feira (19/04), durante uma sessão da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro se envolveu em uma discussão acalorada com o deputado Marcon (PT-RS).
O episódio teria ocorrido após o deputado petista ter sugerido que a facada em Jair Bolsonaro, durante a campanha eleitoral de 20218, teria sido simulada.
As imagens e o áudio mostram o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro levantando, indo em direção ao petista e proferindo palavras ofensivas, assim como dizendo a frase “Te enfio a mão na cara“.
O vídeo da discussão circulou nas redes sociais e gerou repúdio por parte de alguns parlamentares à conduta de Eduardo Bolsonaro. Outros parlamentares defenderam o parlamentar.
Em resposta ao episódio, o PT acionou o Conselho de Ética da Casa contra o deputado Eduardo Bolsonaro, que agora será investigado pelo colegiado.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), destacou a importância do Conselho de Ética e pediu prudência aos deputados na atuação parlamentar. “Daqui para a frente, teremos o fórum adequado instalado para tratar dos pontos fora da curva desta Casa”, disse Lira.
A declaração de Lira foi feita no mesmo dia do embate entre Eduardo Bolsonaro e Marcon.
O deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA) assumiu a presidência do Conselho, que volta a se reunir no dia 26 de abril para analisar as denúncias sobre o comportamento dos parlamentares.
O deputado Eduardo Bolsonaro publicou, em sua conta de rede social, trecho do video do ocorrido, acompanhado do seguinte texto: “Só eu, minha família e os mais próximos sabemos pelo o que passamos. É inaceitável baixar a cabeça para deboche com a tentativa de assassinato de meu pai chamando o fato de falso, de ter sangrado pouco Meu mandato não estar acima da honra de meu pai, com ele vou até a morte“.
Confira as imagens e o audio no video abaixo.
Só eu, minha família e os mais próximos sabemos pelo o que passamos. É inaceitável baixar a cabeça para deboche com a tentativa de assassinato de meu pai chamando o fato de falso, de ter sangrado pouco
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) April 19, 2023
Meu mandato não estar acima da honra de meu pai, com ele vou até a morte pic.twitter.com/9Tdjh7Dkyn
Em outro video, do mesmo momento, é possível ouvir com maior nitidez as falas de Eduardo Bolsonaro, que foram classificadas como xingamento e ameaça.
Com informações da Agência Câmara de Notícias.