Presidência do Brasil no G20: Comissão Nacional é instalada
[Foto: Ricardo Stuckert / PR]
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instalou a Comissão Nacional do G20 na manhã desta quinta-feira (23/11). A cerimônia no Palácio do Planalto contou com a participação de autoridades como os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso, e do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Lula ressaltou a importância histórica da oportunidade para o Brasil e destacou que é o momento de levar a pauta do combate às desigualdades, à fome e à pobreza para a discussão com os principais líderes mundiais. Ele enfatizou a necessidade de enfrentar as mudanças climáticas e posicionar o Brasil como referência em energia verde.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que a Presidência do G20 oferece ao Brasil a oportunidade de se projetar como referência mundial no desenvolvimento econômico sustentável e com compromisso social.
A Presidência brasileira no G20 visa também ampliar a participação social nos processos de decisão do grupo, com a criação do G20 Social, que proporcionará espaço para diferentes vozes, lutas e reivindicações das populações dos países do G20.
A conclusão dos trabalhos do G20 Social será apresentada durante a Cúpula Social, nos dias 15, 16 e 17 de novembro, às vésperas da Cúpula de Líderes do G20, prevista para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, na cidade do Rio de Janeiro.
O calendário geral da Presidência brasileira do G20 inclui três fases, com reuniões por videoconferência, técnicas e presenciais, além da Cúpula no Rio de Janeiro. O objetivo é preparar os líderes do G20 para adotarem declarações e outros atos durante a Cúpula de 2024.
Com informações da Agência Gov.