Prêmio Estadual de Educação Fiscal: Incrições até 31 de agosto
[Foto: Luis Alvarenga / Gov RJ]
No Rio de Janeiro, o Prêmio Estadual de Educação Fiscal, coordenado pela Escola Fazendária (Efaz) da Secretaria de Fazenda, está em sua segunda edição com um objetivo claro: conscientizar os alunos da rede pública estadual sobre a importância socioeconômica dos tributos. O tema deste ano é “Educação Fiscal: uma sociedade boa para todos”, e as inscrições estão abertas somente até 31 de agosto de 2023, pelo Portal da Efaz.
Em 2022, a estudante Ana Teixeira venceu o concurso com uma carta dirigida a Dom Pedro I, onde questionava a responsabilidade da população em relação aos impostos e destacava a necessidade de educação fiscal na sociedade. Essa iniciativa visa não apenas ensinar sobre os tributos, mas também incentivar os estudantes a entenderem como eles podem ser usados para beneficiar a sociedade.
O governador Cláudio Castro enfatiza a importância da educação fiscal como um exercício de cidadania, pois promove a formação de alunos socialmente conscientes e responsáveis.
A educação fiscal já faz parte do currículo de cerca de 170 escolas da rede estadual de ensino no Rio de Janeiro. Além disso, a Secretaria de Educação oferece outras formas de aprendizado sobre o tema, como palestras e lives nas unidades escolares.
A professora Aline Teodoro, responsável pela matéria na escola Marechal Zenóbio, destaca que as aulas ajudam os alunos a aprender a gerenciar tributos, entender o que estão pagando e conhecer o significado das siglas fiscais.
Ana Teixeira, vencedora do concurso de 2022, considera que o conhecimento adquirido nas aulas foi fundamental para seu desempenho no vestibular e para sua entrada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A edição de 2023 do Prêmio Estadual de Educação Fiscal possui cinco categorias para inscrições individuais e de escolas. Os trabalhos vencedores receberão prêmios, como leitores digitais e notebooks, e as escolas serão agraciadas com projetores. Professores e coordenadores pedagógicos orientadores dos alunos também serão reconhecidos.
A iniciativa destaca a importância da educação fiscal na formação dos indivíduos, ajudando-os a compreender o sistema tributário e a se tornarem cidadãos financeiramente conscientes.
Com informações do Núcleo de Imprensa do Gov RJ.