Rio de Janeiro

Prefeito do Rio anuncia Parque do Porto e nova fase da revitalização da Região Portuária

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / GE]

Neste domingo (19/05), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), divulgou nas redes sociais o projeto Parque do Porto, uma nova etapa no processo de transformação da região portuária da cidade. O projeto visa criar uma nova orla com praças flutuantes e temáticas, áreas para atividades culturais e esportivas, ciclovias e um novo píer para navios de turismo. “Cariocas e turistas serão presenteados com uma nova orla, formada por um conjunto de praças flutuantes e temáticas”, diz o prefeito no vídeo.

Segundo a Prefeitura do Rio, “a experiência das praças flutuantes já foi adotada em Nova York, onde a população local e os visitantes ganharam um parque ao longo do Rio Hudson dentro do projeto “Little Island”. Inaugurado em maio de 2021, ele é ligado à ilha de Manhattan por duas passarelas, tem bosques, anfiteatros, gramados, entre outras benfeitorias, que já se tornaram atração na cidade americana.”

O terreno destinado ao Parque do Porto pertence à União, e a viabilidade do projeto dependerá de um acordo com o governo federal. Ainda não foram divulgadas estimativas de investimentos, origem dos recursos ou a previsão de início das obras. A prefeitura informou que “o projeto está sendo negociado com o governo federal para cessão de áreas da União e adequação das atividades portuárias.”

A revitalização da região portuária começou em 2009 com a Lei Municipal 101, que instituiu a operação urbana consorciada Porto Maravilha. Esse projeto inclui parcerias com a iniciativa privada e usuários locais, visando transformações estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental. Algumas das obras significativas realizadas até agora incluem a demolição do elevado da Perimetral e a reforma da Praça Mauá, que abriga o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR).

Durante as escavações para as obras do Porto Maravilha, foram descobertos vestígios do Cais do Valongo, o principal porto de desembarque de africanos escravizados nas Américas nos séculos 18 e 19, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O espaço foi transformado em um monumento histórico aberto ao público e, em 2017, foi reconhecido como patrimônio cultural mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Segundo Eduardo Paes, o Parque do Porto é crucial para recuperar a história da cidade e tornar os empreendimentos habitacionais na região mais atrativos. Ele comparou o projeto ao “Parque do Flamengo do século 21”, destacando que as intervenções serão “sem aterro, sem mexer no espelho d’água e sem agredir o meio ambiente”.

Inauguração do Terminal Mato Alto

Ainda neste domingo, Eduardo Paes inaugurou o Terminal Mato Alto em Guaratiba, na zona oeste do Rio. A nova estrutura, que substitui uma antiga estação demolida, tem uma área 15 vezes maior e atenderá passageiros de sete linhas de BRT, além de funcionar em conjunto com dois terminais alimentadores de ônibus e vans.

*Com informações de Prefeitura do Rio

error: Não é possível copiar.