Pré-candidata a prefeita denuncia ataque a tiros em Araruama
[Foto: Gazeta Expressa]
A vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), afirmou que uma reunião com seus apoiadores teria sido alvo de um ataque a tiros na noite de quarta-feira (10/07), no bairro Areal, em Araruama, na Região dos Lagos do Rio. A Polícia Civil recedeu a denúncia da vereadora e está investigando o caso.
Segundo a vereadora, aproximadamente 400 pessoas estavam presentes no local da reunião, incluindo crianças, mas ninguém ficou ferido. Dois carros estacionados na rua teriam sido atingidos por dois disparos cada um. Ainda de acordo com o relato, foram feitos mais de dez disparos do lado de fora da casa. Penha afirmou que quatro homens em duas motos efetuaram os disparos e mandaram encerrar a reunião. Mas não seria possível identificar os atiradores por estarem usando capacetes.
Em vídeo divulgado em rede social, Penha Bernardes disse:
Pessoal, estamos aqui no bairro Areal, no meio da nossa reunião, e acabou de acontecer uma coisa que eu preciso compartilhar com todos vocês. Quando eu iniciei minha fala, aqui tem aproximadamente umas 400 pessoas e simplesmente nós tivemos que parar a reunião, onde chegou pessoas armadas de moto, deram mais de 10 tiros pra cima e pedindo pra parar a qualquer custo.
Penha Bernardes
Eu chego aqui, nesse momento nós estamos aqui, acuados dentro de uma sala. Entramos aqui protegendo as crianças, pra vocês verem o nível da política suja que hoje impera em nossa cidade, o coronelismo, a ditadura de onde, pelo poder, eles são incapazes de chegar no local e, não respeitando nem aqui, aqui tem famílias de bem, aqui tem crianças, aqui nós estamos discutindo o futuro da nossa querida e amada Araruama, só que, infelizmente, nós somos deparados com isso, com essa situação, onde nós paramos para poder preservar a segurança das pessoas que aqui estamos. Porque aqui a gente respeita as famílias, aqui ninguém é obrigado está aqui, ninguém é obrigado a nada e é por isso que eu falo todos os dias: eu preciso unicamente da força de Deus e do povo de Araruama. Nós precisamos mudar esse cenário porque a gente precisa acabar com isso.
E ele sabe e o desespero é tão grande, por saber que hoje nós somos a maioria em querer mudar um cenário de Araruama, que nós somos surpreendidos dessa forma, pessoas apavoradas correndo, crianças, mães chorando, caindo em cima da outra, pra poder acolher e se proteger, pra poder não acontecer o pior. Estamos parando em respeito a nossa população. Fica com Deus gente, que Deus abençoe nossa Araruama.
A prefeita Livia Soares Bello da Silva (Livia de Chiquinho) também fez um pronunciamento em vídeo:
Hoje eu estou aqui para fazer um pronunciamento à nossa população araruamense, com relação ao caso de ontem. Foi informado que 2 veículos foram alvejados com tiros e, infelizmente, quando a polícia chegou para fazer a perícia os veículos haviam desaparecido. Eu recebi uma notícia que, até esse momento da gravação deste vídeo, ainda não foi feita a perícia nos veículos. Então, eu deixo aqui um questionamento ao delegado: Aonde estão esses veículos? Peço ao delegado que cumpra o seu papel, que verifique aonde estão esses veículos, que seja feita essa perícia, pra que possa ser investigado e a gente possa, com certeza, trazer uma resposta à população. Eu não vou admitir essa bagunça essa confusão dentro do município de Araruama. Então, por favor delegado, cumpra com o seu dever, cumpra com seu papel, faça investigação e, de fato, mostre o que aconteceu.
Livia de Chiquinho
A prefeita de Saquarema, Manoela Peres, também presente na reunião, fez a seguinte publicação sobre o ocorrido:
Quero me solidarizar com minha amiga e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes. Até quando esse tipo de intimidação vai acontecer? Colocando em risco tantas crianças e idosos que estavam no local, causando pânico aos moradores que acompanhavam a reunião. Mas o nosso trabalho vai continuar, ainda mais forte. Penha, eu estou ao seu lado. Isso não vai nos parar!!!
Manoela Peres
O ex-prefeito Francisco Ribeiro (Chiquinho da Educação) também manifestou-se sobre o caso, divulgando mensagem afirmando que os carros atingidos pelos tiros teriam sumido e questiando a vereadora Penha Bernardes sobre onde estão os carros que foram atingidos pelos tiros, além de direcionar ao delegado a pergunta: “Não vão periciar os carros?”.