Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas com desconto termina em 31 de dezembro
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
Empreendedores têm até o dia 31 de dezembro para renegociar dívidas bancárias por meio do programa Desenrola Pequenos Negócios, do Governo Federal. Lançada em maio, a iniciativa, segundo o Ministério da Fazenda, já renegociou cerca de R$ 6 bilhões em débitos, “beneficiando cerca de 95 mil microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte.”
O programa permite descontos que variam entre 20% e 95% sobre o valor das dívidas, possibilitados por incentivos tributários concedidos aos bancos. O objetivo é auxiliar os pequenos negócios a retomarem o acesso ao crédito e fortalecerem sua saúde financeira.
Além disso, empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil podem acessar o ProCred 360, que oferece linhas de crédito com juros reduzidos, até 50% mais baixos que a média do mercado.
Simples Nacional
Segundo o ministério, os MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte com débitos no Simples Nacional podem quitar dívidas com até 100% de desconto nos juros e multas e parcelar os valores em até 133 meses. O prazo para adesão a essa modalidade vai até 31 de janeiro de 2025 e deve ser feita pelo site Regularize.
As iniciativas integram o programa Acredita, que busca oferecer suporte financeiro e oportunidades de crescimento aos pequenos empreendedores.
*Com informações de Ministério da Fazenda