Agenda culturalCulturaRio de Janeiro

Praça Antonio Raposo Renasceu

[Foto: Richard Souza / AEF]

A Praça Antônio Raposo, cartão postal de Araruama construído no governo de Chiquinho da Educação, após triste período de trevas, renasceu. A praça hoje está viva e atraente, iluminada e, novamente, encanta aqueles que a visitam.

A iluminação foi o primeiro passo deste resgate. No final do governo passado a praça ficou na escuridão, tendo seu encanto apagado. Mas no início do governo Livia de Chiquinho a iluminação foi restabelecida, devolvendo a vida noturna à praça, com sua típica iluminação.

Além de devolver a luz à praça, o governo Livia de Chiquinho, através da Secretaria de Cultura conduzida pela Secretária Jaida Mundim, iniciou uma sequência de atrações culturais que garantem entretenimento aos visitantes. Peças teatrais e shows musicais fazem parte das atrações nos finais de semana.

Novas regras foram adotadas na praça, que hoje tem grande público circulante. Uma regra que gerou polêmica foi a proibição de circulação de animais. Entendemos que a regra visa evitar riscos de acidentes de mordeduras, já que cães em grandes aglomerações podem reagir, por instinto de defesa, ainda que sejam normalmente dóceis. Pode também visar manter a limpeza da praça, já que sabemos que nem todo dono de animal é educado para recolher eventuais sujeiras deixadas e que a urina não pode ser recolhida).

“Nós também gostaríamos que nosso amado Billy e querida Soda (nossos filhotes caninos) pudessem nos acompanhar na praça, mas entendemos o direito da maioria deve prevalecer” (Aline e Richard).

A prática de skate ficou restrita a espaço específico, sendo proibida na área de circulação de pedestres (o que, sem dúvida, evita acidentes).

A segurança na praça também está nitidamente reforçada pela Guarda Municipal, subordinada à Secretaria de Segurança e Ordem Pública, sob comando do Secretário Vanderlei Magalhães.

Toda essa mudança foi positiva para a economia, afinal hoje os comerciantes estabelecidos na praça contam com filas de consumidores para seus produtos e serviços.

error: Não é possível copiar.