
[Foto: Bernardo Gomes / Prefeitura de Maricá]
A Prefeitura de Maricá firmou um novo acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para ampliar o efetivo de policiais militares nas ruas do município. Com a renovação do convênio com o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), o número de agentes passou de 170 para até 238, representando um aumento de 40% no policiamento ostensivo em toda a cidade. Segundo a prefeiturua, o novo contrato entrou em vigor no último domingo, dia 3 de agosto.
A parceria entre Maricá e o Proeis foi iniciada em 2017 e é renovada anualmente. De acordo a gestão municipal, a cidade é atualmente a que mais investe no programa em todo o estado. Além da remuneração dos policiais em dias de folga, a prefeitura também fornece 15 viaturas, 8 motocicletas e custeia o combustível dos veículos utilizados pelo 12º BPM.
O reforço no policiamento abrange os quatro distritos da cidade e tem como objetivo aumentar a presença nas ruas e contribuir para a prevenção de crimes.
“Esse reforço no policiamento garante mais presença ostensiva, amplia a sensação de segurança e contribui diretamente para a prevenção de crimes nos quatro distritos do município”,disse o Secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras.
Além do Proeis, a Prefeitura de Maricá informou que também renovou o convênio de cooperação com a Polícia Civil. A medida garante até 210 agentes adicionais para atuar na 82ª Delegacia de Polícia, com validade inicial de 12 meses e possibilidade de prorrogação por até 36 meses.
Entre as medidas previstas no novo acordo está a criação de uma cota específica para policiais civis mulheres, voltada ao atendimento de casos de violência doméstica e à ampliação da rede de proteção às vítimas.
*Com informações da Prefeitura de Maricá