Pets podem consumir chocolate?
[Foto: Aline / FN]
Quando chegam as épocas de festas, muitos tutores ficam em dúvida sobre qual alimento oferecer aos seus pets. Principalmente na Páscoa, momento marcado pelo consumo de chocolate, os pets muitas vezes observam enquanto degustamos barras, ovos e bombons de chocolate.
No entanto, é fundamental seguir algumas orientações sobre alimentação para cães e gatos, especialmente nesta época do ano.
Segundo a médica veterinária Tais Mota, para garantir que os pets desfrutem da comemoração com saúde ao lado de seus donos, é imprescindível jamais oferecer chocolate consumido por humanos a eles. Isso se deve ao fato de que o chocolate contém uma substância chamada teobromina, que é o ingrediente base para a produção de diferentes tipos de chocolate.
“Enquanto os humanos podem metabolizar a teobromina com facilidade, cães e gatos, que possuem um sistema metabólico único, não possuem as enzimas necessárias para metabolizar essa substância rapidamente, o que pode resultar em intoxicação”, explica a médica veterinária.
Quando ingerido por pets, o chocolate pode causar vômitos e diarreia, e em casos mais graves, como tremores, convulsões, problemas cardíacos e até mesmo a morte, dependendo da quantidade consumida pelo animal, do tipo de chocolate (ao leite, meio amargo ou amargo) e do tamanho e peso do pet.
Mas a Páscoa não se resume apenas ao chocolate. Os pets podem se divertir com presentes como coelhos de pelúcia ou desfrutar de uma tarde única com seus donos, repleta de brincadeiras. Além disso, alguns alimentos podem ser oferecidos aos cães e gatos para que eles também desfrutem desse momento ao lado da família, como petiscos específicos para animais de estimação ou snacks produzidos com ingredientes naturais, sem adição de corantes.