BrasilCiência e TecnologiaEducaçãoSaúde

Pesquisadores da UFRJ criam minijogo para ensinar jovens sobre desenvolvimento de medicamentos

[Foto: Ilustrativa]

Professores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveram um minijogo educativo para ajudar jovens a entenderem o processo de desenvolvimento de medicamentos. O jogo, chamado DiscoveRx, faz parte de um aplicativo disponível gratuitamente para aparelhos Android e convida os jogadores a simularem uma das etapas da produção científica.

O jogo é composto por fases. Em uma delas, os jovens são desafiados a realizar testes para identificar a dosagem segura dos medicamentos. O jogo, usa imagens vivas e textos simples, conduzindo os jogadores por sete etapas para a aprovação de um fármaco. Segundo a UFRJ, o objetivo é ajudar os jovens a desenvolverem “cognição e a criticidade, além de ajudar no entendimento dos conteúdos de biologia e química trabalhados no colégio.”

Segundo o professor Geraldo Xexéo, um dos criadores do jogo, compartilhar conhecimento científico de forma acessível é fundamental, e os jogos digitais são uma excelente ferramenta para isso. O jogo também tem como objetivo desmistificar a ciência, mostrando que entender processos científicos não é tão difícil quanto parece.

“Acho importante ajudar as pessoas e os jovens a entenderem a Ciência com um julgamento próprio e embasado. O jogo digital para celular hoje é um espaço muito bom para isso, principalmente com jogos que podem ser jogados rapidamente, como os mini-jogos”, disse o professor.

Na nova fase do jogo, os jogadores precisam acertar as dosagens para controlar os mompoms, criaturas fictícias que tornam o jogo divertido, enquanto aprendem sobre a garantia de segurança na produção farmacêutica. O professor François Nöel destaca que ao entenderem os cuidados envolvidos no processo de desenvolvimento de medicamentos, os jogadores podem sentir-se mais seguros ao utilizar medicamentos aprovados por agências reguladoras, como a Anvisa no Brasil e a FDA nos Estados Unidos. A UFRJ informou que a quinta fase, que mostrará os testes em humanos, já está em desenvolvimento, devendo ser lançada no primeiro semestre de 2025.

O DiscoveRx foi desenvolvido com o apoio de estudantes e professores de Computação e Belas Artes, além do suporte do CNPq e da Faperj.

Conheça o DiscoveRX

O DiscoveRx é um aplicativo educativo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da UFRJ, composto por sete minijogos sequenciais que abordam as diferentes etapas do processo de Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos. Projetado principalmente para adolescentes jovens, o aplicativo visa tornar acessível e divertida a compreensão do processo científico.

Cada minijogo do DiscoveRx corresponde a uma etapa específica do processo de desenvolvimento de medicamentos, seguindo os moldes do jogo SCREENER. Com uma linguagem simples e interativa, o aplicativo guia os jogadores por cada fase.

O aplicativo está disponível em quatro línguas e busca promover a divulgação científica de forma global, permitindo que pessoas de diferentes partes do mundo tenham acesso ao conhecimento sobre o desenvolvimento de fármacos.

*Com informações de UFRJ

error: Não é possível copiar.