EconomiaInternacional

PayPal lança “stablecoin” em dólar americano para transformar o cenário de pagamentos digitais

[Foto: Divulgação / PayPal]

A PayPal (PYPL.O), gigante dos pagamentos, anunciou nesta segunda-feira o lançamento de uma stablecoin denominada em dólar americano, tornando-se a primeira grande empresa de tecnologia financeira a adotar moedas digitais para pagamentos e transferências.

O anúncio da PayPal, que impulsionou suas ações em 2,66% na segunda-feira, reflete uma demonstração de confiança na indústria de criptomoedas, que nos últimos 12 meses enfrentou desafios regulatórios agravados por uma série de colapsos de alto perfil.

Enquanto as stablecoins – tokens de criptomoeda cujo valor monetário está atrelado a um ativo estável para proteção contra volatilidade – existem há anos, ainda não conseguiram fazer avanços significativos no ecossistema de pagamentos do consumidor comum.

Em vez disso, os consumidores geralmente usam stablecoins como meio de negociar outras criptomoedas, como bitcoin e ether. A maior stablecoin do mundo é a Tether, seguida pelo USD Coin, emitido pela provedora de criptomoedas Circle.

Tentativas anteriores de grandes empresas do mercado tradicional de lançar stablecoins encontraram forte oposição de reguladores financeiros e formuladores de políticas. Os planos da Meta (META.O), então Facebook, em 2019, de lançar uma stablecoin chamada Libra, foram frustrados após os reguladores levantarem preocupações de que poderia perturbar a estabilidade financeira global.

Desde então, uma série de grandes economias, desde o Reino Unido até a União Europeia, estabeleceram regras para governar as stablecoins. As políticas da UE entrarão em vigor em junho de 2024.

“O PayPal não é tão polarizador quanto o Facebook, mas é um nome de alto perfil que certamente atrairá atenção no Capitólio, e da [Reserva Federal] e [Comissão de Valores Mobiliários]”, disse Ian Katz, diretor-gerente da Capital Alpha Partners, em uma nota.

No mês passado, o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA também avançou com um projeto de lei para estabelecer um quadro regulatório federal para stablecoins, que se concentrará em regras para o processo de registro e aprovação de emissores de stablecoins.

Em um comunicado na segunda-feira, o representante Patrick McHenry, presidente republicano do comitê, afirmou que o anúncio da PayPal é um indicativo de que as stablecoins “têm potencial como um pilar de nosso sistema de pagamentos do século XXI”.

A stablecoin da PayPal, chamada PayPal USD, é garantida por depósitos em dólares americanos e títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo, e será emitida pela Paxos Trust Co. Ela estará gradualmente disponível para os clientes da PayPal nos Estados Unidos.

O token pode ser convertido em dólares americanos a qualquer momento e também pode ser usado para comprar e vender outras criptomoedas oferecidas pela PayPal em sua plataforma, incluindo o bitcoin.

“O PYUSD é o primeiro do seu tipo, representando a próxima fase dos dólares americanos na blockchain”, afirmou a Paxos na plataforma de mensagens X, anteriormente conhecida como Twitter. “Este é um momento histórico não apenas para a Paxos e a PayPal, mas para toda a indústria financeira.”

Em 2021, a Visa (V.N) também anunciou que permitiria o uso de criptomoedas para liquidar transações em sua rede de pagamento.

Com informações de Paxos e PayPal.

error: Não é possível copiar.