Rio de JaneiroSaúde

Parceria forma brigadas antidengue em abrigos do Rio de Janeiro

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Maurício Bazílio / Divulgação / SES-RJ]

Uma colaboração inovadora entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) possibilitou a formação das primeiras brigadas antidengue fora do âmbito da saúde pública. Nesta quinta-feira (07/03), equipes da SEDSODH receberam treinamento de agentes de combate a endemias da SES-RJ no Abrigo Cristo Redentor, em Higienópolis, Zona Norte do Rio.

O objetivo da iniciativa é incentivar a criação de brigadas antidengue para identificar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Funcionários e gestores da unidade participaram da atividade, que incluiu palestra educativa e busca ativa por possíveis focos. O abrigo abriga 212 idosos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, além de oferecer atividades multidisciplinares no Centro Dia.

A ação contou com a participação de equipes técnicas de diversas unidades, como o Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CICAPD) Rego Barros e o Centro de Atendimento Integrado (CAI) Protógenes Guimarães. A diretora do abrigo elogiou a iniciativa e destacou a importância da formação da brigada antidengue para proteger a população idosa.

O treinamento abordou diversos aspectos do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, além de fornecer dados sobre a incidência da dengue no estado do Rio de Janeiro por meio da ferramenta Monitora RJ, desenvolvida pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da SES-RJ.

A equipe de brigadistas, composta por colaboradores de diversas áreas, especialmente limpeza e manutenção, percorreu as dependências do abrigo para realizar verificações minuciosas, seguindo o guia da campanha “10 minutos contra a Dengue”. A iniciativa busca prevenir criadouros em calhas, vasos de plantas e outros locais.

Até 7 de março, o estado do Rio de Janeiro registrou 104.591 casos prováveis de dengue, conforme a ferramenta Monitora RJ.

Com informações do Núcleo de Comunicação de Interior do RJ.

error: Não é possível copiar.