JustiçaRio de Janeiro

Operação Fictus: MPRJ e Polícia Civil realizam ações contra crimes licitatórios em Japeri

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em conjunto com a Polícia Civil, está realizando nesta quinta-feira (11/04) a Operação Fictus. A ação tem como objetivo cumprir 11 mandados de busca e apreensão em endereços no município de Japeri e região metropolitana.

Segundo informações do MPRJ, estão sendo cumpridos “11 mandados de busca e apreensão em endereços no município de Japeri e região metropolitana, incluindo agentes públicos e privados, além de pessoas jurídicas e de órgãos da Prefeitura de Japeri.”

A investigação, conduzida pela Assessoria de Atribuição Originária Criminal (AAOCRIM/MPRJ), em parceria com a Coordenadoria de Investigações de Agentes com Foro (CIAF) da Polícia Civil, busca coletar provas para instruir um Inquérito Policial que apura crimes licitatórios e formação de organização criminosa na localidade. As fraudes nos procedimentos licitatórios, com indícios de uso de documentos falsos e conluio entre as pessoas jurídicas participantes, são os principais alvos da operação.

O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) também estão envolvidos na ação, que conta com o apoio de promotores de Justiça, agentes da CSI/MPRJ, delegados de polícia, policiais civis e oficiais de Justiça do TJRJ.

O nome da operação, Fictus, que significa falso em latim, faz referência às investigações sobre documentos fraudulentos utilizados nos processos licitatórios. Por ordem judicial, outros detalhes da operação, incluindo nomes dos envolvidos, estão sob sigilo no momento.

error: Não é possível copiar.