BrasilInternacionalSaúde

OMS declara Varíola M (Mpox) emergência de saúde pública de preocupação internacional

Compartilhe essa notícia!

[Foto: WHO / Pierre Albouy]

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (14/08), a varíola M, também conhecida como Mpox, como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional. A decisão foi tomada após uma reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional, realizada em Genebra.

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, endossou a recomendação do comitê de emergência, que considerou a situação um risco significativo para a saúde global. O especialista Dimie Ogoina, que liderou o grupo, destacou que a recomendação se baseou em uma análise detalhada da propagação da doença e no potencial de disseminação para outras regiões, incluindo fora da África.

A varíola M, que teve seu surto identificado inicialmente na República Democrática do Congo, onde foi descoberto pela primeira vez em humanos em 1970, já resultou em mais de 14 mil casos e 524 mortes no país, segundo dados da OMS. O surto em 2024 é caracterizado pela rápida disseminação da variante clado 1b do vírus, com indícios de que a transmissão “pode ter se espalhando principalmente por meio de redes sexuais”.

Brasil

De acordo com informações da OMS, em abril de 2024, a distribuição global da Mpox mostrava as Américas como a região mais afetada, com 43,8% dos casos, seguidas pela África com 29,9% e pela Europa com 20,6%. O surto global apresentou um aumento significativo na África em maio, com cerca de 600 pacientes registrados em 26 países.

O Brasil, com 11.212 casos confirmados, ocupa a segunda posição entre os países mais afetados pela Mpox, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Juntas, as 10 nações com o maior número de ocorrências globalmente somam 32.820 casos.

Mpox

A Mpox é uma doença zoonótica viral transmitida por contato com animais silvestres infectados, pessoas contaminadas ou materiais contaminados. Seus sintomas incluem erupções cutâneas, linfonodos inchados, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fraqueza. As lesões podem variar em quantidade e localização, incluindo áreas como o rosto, palmas das mãos e plantas dos pés, bem como órgãos genitais e áreas mucosas.

*Com informações de OMS

error: Não é possível copiar.