
[Foto: Ilustrativa / LensGO]
A cerimônia nacional de premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi realizada nesta segunda-feira (30/06), no Rio de Janeiro, com a entrega de 8.496 medalhas a estudantes de escolas públicas e privadas. Outros 51.002 participantes foram reconhecidos com certificados de menção honrosa.
A edição de 2024 contou com representantes de 5.564 municípios brasileiros, o equivalente a 99,9% do total. No total, 56.513 instituições participaram da olimpíada, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 18,5 milhões de estudantes se inscreveram, marcando um recorde de participação.
Na premiação, 683 alunos conquistaram medalha de ouro, 1.962 de prata e 5.851 de bronze. A maioria das medalhas de ouro foi para estudantes de escolas públicas (500), enquanto a rede privada ficou com 183. São Paulo liderou o ranking por estado, com 158 medalhas de ouro, seguido por Minas Gerais (93) e Rio Grande do Sul (71).
Marcelo Viana, diretor-geral do Instuto de Matemátia Pura e Aplicada (IMPA), destacou que a OBMEP tem se consolidado como uma importante porta de entrada para o ensino superior, especialmente em instituições que valorizam o desempenho acadêmico em olimpíadas do conhecimento.
“Há 20 anos a OBMEP alcança quase a totalidade do território nacional identificando talentos e incentivando o gosto pelo aprendizado da matemática. A Olimpíada vem sendo usada cada vez mais como critério de seleção por universidades. No IMPA Tech, graduação do IMPA, 80% das vagas são para medalhistas de olimpíadas do conhecimento. E essa é uma tendência que irá crescer ao longo dos anos por conta da qualidade dos estudantes egressos da OBMEP”, o diretor-geral do IMPA.
Os medalhistas da rede pública poderão participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC) e receber bolsa mensal de R$ 300 para aprofundar os estudos em matemática.
Estados
Além da cerimônia nacional, a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) também premiou os melhores estudantes por unidade da federação. O estado de São Paulo se destacou com o maior número de medalhas de ouro, totalizando 158. Minas Gerais e Rio Grande do Sul completaram o pódio, com 93 e 71 medalhas de ouro, respectivamente.
A distribuição de medalhas de prata e bronze seguiu a mesma tendência. São Paulo obteve 507 pratas e 1.526 bronzes; Minas Gerais, 280 e 823; e o Rio Grande do Sul, 166 e 414, respectivamente.
Em relação às menções honrosas, São Paulo novamente liderou, com 13.367 estudantes reconhecidos. Minas Gerais ficou em segundo lugar, com 6.969 menções, e o Ceará ocupou a terceira posição, com 3.596.
Quadro de Medalhas OBMEP 2024 por Estado
UF | Ouro | Prata | Bronze | Menção Honrosa | Total |
---|---|---|---|---|---|
AC | 0 | 4 | 8 | 121 | 133 |
AL | 9 | 14 | 39 | 576 | 638 |
AM | 5 | 14 | 50 | 513 | 582 |
AP | 1 | 2 | 15 | 127 | 145 |
BA | 21 | 72 | 177 | 2051 | 2321 |
CE | 45 | 121 | 439 | 3596 | 4201 |
DF | 22 | 80 | 171 | 764 | 1137 |
ES | 23 | 68 | 205 | 1371 | 1667 |
GO | 9 | 22 | 110 | 1670 | 1811 |
MA | 6 | 23 | 88 | 852 | 969 |
MG | 93 | 280 | 823 | 6969 | 8165 |
MS | 13 | 22 | 61 | 515 | 612 |
MT | 6 | 14 | 57 | 651 | 718 |
PA | 16 | 30 | 76 | 881 | 1003 |
PB | 11 | 26 | 80 | 730 | 847 |
PE | 19 | 66 | 179 | 1814 | 2078 |
PI | 14 | 36 | 114 | 954 | 1118 |
PR | 44 | 127 | 361 | 3195 | 3727 |
RJ | 37 | 112 | 330 | 2250 | 2729 |
RN | 2 | 15 | 60 | 598 | 675 |
RO | 0 | 4 | 16 | 318 | 338 |
RR | 0 | 4 | 8 | 108 | 120 |
RS | 71 | 166 | 414 | 3255 | 3906 |
SC | 55 | 112 | 383 | 3126 | 3676 |
SE | 1 | 6 | 30 | 244 | 281 |
SP | 158 | 507 | 1526 | 13367 | 15568 |
TO | 2 | 5 | 31 | 295 | 333 |
Total | 683 | 1962 | 5851 | 51002 | 59498 |
Compromisso Nacional Toda Matemática
Durante a cerimônia de premiação, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou o lançamento do Compromisso Nacional Toda Matemática, uma iniciativa do governo federal voltada à melhoria do ensino da disciplina em todo o país.
De acordo com o ministro, o novo programa foi desenvolvido a partir de escutas realizadas com educadores e gestores. “Sabemos das dificuldades que a rede pública tem no aprendizado de matemática. O último Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Estudantes] mostrou que mais de 70% dos alunos com 15 anos que fazem a prova não têm aprendizagem adequada. Imagine o desafio que temos no Brasil?”, afirmou.
Com o novo programa, o Ministério da Educação pretende reduzir desigualdades regionais por meio de apoio técnico e financeiro às redes de ensino. A proposta é consolidar a matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional dos estudantes e do país. A política também prevê a articulação entre os sistemas de avaliação da educação básica, com o objetivo de subsidiar decisões de gestão nas redes, nas escolas e pelos próprios professores ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
“Vamos, agora, lançar esse programa para apoiar a formação de professores, e ajudar técnica e financeiramente as redes de ensino básicas”, explicou Santana durante o evento.
*Com informações de MEC