Nunes Marques assume vaga deixada por Lewandowski no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
[Foto: Carlos Moura / SCO/STF]
O ministro Nunes Marques foi eleito nesta terça-feira (17/05) como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocupando a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou no mês passado.
Nunes Marques já atuava como ministro substituto no tribunal, ocupando a vaga destinada aos oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF), portanto, sua eleição para uma cadeira efetiva no TSE foi simbólica.
O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico.
Ainda nesta semana, duas cadeiras destinadas à advocacia serão deixadas vagas no tribunal, abrindo espaço para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça suas primeiras nomeações ao tribunal durante seu terceiro mandato como presidente da República.
A escolha dos dois novos ministros, que substituirão Sérgio Banhos e Carlos Horbach, ocorrerá após a aprovação de uma lista tríplice pelo STF. Em seguida, os três nomes mais votados serão enviados à Presidência da República, cabendo ao presidente a escolha de um dos nomes sugeridos pelo STF.