Rio de Janeiro

Novos municípios do RJ aderiram ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que permite receber notificações de infrações de trânsito eletronicamente

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Richard Souza / GE]

Neste mês de julho, sete novos municípios do estado do Rio de Janeiro aderiram ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que permite aos proprietários e condutores de veículos receberem notificações de infrações de trânsito de forma eletrônica. Os municípios de Araruama, Macaé, Cabo Frio, Nova Friburgo e Campos dos Goytacazes adotaram a tecnologia recentemente, enquanto Maricá e Volta Redonda já ingressaram há duas semanas. Além disso, outros municípios fluminenses, incluindo Itaguaí, Nova Iguaçu, São Gonçalo e o município do Rio de Janeiro, já faziam parte do SNE.

Para obter o desconto de 40% em multas de trânsito, os proprietários ou condutores de veículos devem fazer o cadastro no Gov.br e aderir ao SNE por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível na AppStore e Google Play, ou pelo Portal de Serviços Senatran. É necessário reconhecer a infração de trânsito para ter direito ao desconto. Pessoas jurídicas também podem utilizar o sistema, mas apenas no ambiente web.

Uma vez cadastrados no sistema, os proprietários e condutores passarão a receber eletronicamente todas as notificações de infrações de trânsito dos órgãos autuadores que já aderiram ao SNE. Além disso, é possível conhecer detalhes de cada multa, reconhecer o cometimento da infração, copiar o código de pagamento e realizar a indicação do condutor responsável, caso não seja o proprietário.

O SNE é uma solução tecnológica desenvolvida pelo Serpro, empresa pública de tecnologia do Brasil, para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A iniciativa visa agilizar e coordenar a comunicação de infrações de trânsito entre os diversos órgãos autuadores em todo o país, proporcionando maior celeridade no envio das notificações. O sistema está integrado diretamente com o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), permitindo acesso imediato às infrações cometidas em unidades federadas diferentes daquela onde o veículo está licenciado. Além disso, o SNE também integra outras bases nacionais, como o Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). A solução é hospedada na nuvem própria do Serpro, o Estaleiro, e utiliza tecnologias avançadas de processamento e tratamento de dados.

error: Não é possível copiar.