Novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional começa a operar no sul e sudeste
[Foto: Richard Souza / AN]
A partir desta quarta-feira (04/12), entra em operação nas regiões Sul e Sudeste o Defesa Civil Alerta, novo sistema de envio de alertas desenvolvido pela Defesa Civil Nacional. A ferramenta, criada em parceria com o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telecomunicação, promete reforçar a segurança em casos de desastres de grande risco.
O sistema utiliza redes de telefonia celular para emitir alertas gratuitos. As mensagens, acompanhadas por avisos sonoros, são enviadas diretamente para aparelhos em áreas de risco com cobertura 4G ou 5G, interrompendo o conteúdo em uso na tela, inclusive no modo silencioso. Não é necessário que o usuário faça qualquer tipo de cadastro.
De acordo com Tiago Schnorr, coordenador-geral de monitoramento e alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), o sistema será inicialmente operado pelas defesas civis estaduais, que receberam treinamento para manusear a nova tecnologia. “para os desastres de menor intensidade, com menor comprometimento da segurança das pessoas, os demais mecanismos, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp e Google, permanecem vigentes”, explicou.
Testes e resultados positivos
Antes da implantação oficial, o Defesa Civil Alerta passou por testes em 11 cidades brasileiras ao longo de um projeto-piloto realizado em agosto. Entre os municípios participantes estavam Roca Sales (RS), Blumenau (SC), São Sebastião (SP) e Petrópolis (RJ). A iniciativa foi aprovada por 87% da população consultada, que considerou o sistema eficiente e relevante.
Além disso, no último final de semana, alertas de demonstração foram enviados para Belo Horizonte (MG) e 36 cidades do Rio Grande do Sul, incluindo municípios como Uruguaiana, Pelotas, Caxias do Sul e Santa Maria. A ação teve como objetivo familiarizar a população com a funcionalidade do sistema.
*Com informações de Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional